Crise

Energia elétrica tem queda de 2,6% no consumo em dezembro

Redação/Assessoria CCEE
22/12/2016 19:20
Visualizações: 76

De acordo com levantamentos preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 20 de dezembro houve redução de 2,6% no consumo e de 3,7% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o período de 3 a 22 de dezembro de 2015. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Em dezembro, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 60.373 MW médios com queda de 8,9% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras reflexo da migração de clientes cativos para o mercado livre - ACL. Caso esse movimento não fosse considerado, a queda seria de 3%. Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 19,8% no consumo que, sem o registro de novas cargas oriundas do mercado cativo, apresentaria queda de 4,1%.

Entre os ramos industriais analisados pela CCEE, incluindo auto produtores, comercializadores varejistas, consumidores livres e especiais, o segmento que registra maior evolução é o comércio (101%), seguido por serviços (62%) e manufaturados diversos (57,1%). O crescimento destes setores está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre. A análise do consumo aponta ainda leve recuperação dos setores têxtil (+19,5%),veículos (+13,2%) e madeira, papel e celulose (10,3%), mesmo sem os efeitos da migração de consumidores para o mercado livre. Houve queda no consumo entre os setores de bebidas (-14,5%), extração de minerais metálicos (-8,7%), transportes (-7,9%), minerais não-metálicos (-4,7%) e químico (-0,7%).

A energia gerada somou 62.309 MW médios ao SIN com destaque para a produção eólica (+21,5%) e hidráulica (+4,9%) que, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, alcançou 48.231 MW médios com representatividade de 77,4% sobre toda energia gerada no país, índice 6,4 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado. Os dados indicam ainda queda de 33,7% na produção das usinas térmicas, reflexo da menor produção das usinas nucleares (-62,8%), a óleo diesel (-55,2%) e a gás (-29,7%).

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em dezembro, o equivalente a 96,1% de suas garantias físicas, ou 47.342 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 89,8%.

 

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19