Meio Ambiente

Enel lança a primeira planta de tratamento residuais por nanotecnologia da AL

Redação/Assessoria
31/10/2017 19:42
Visualizações: 417

A Enel, através da sua filial de energias renováveis Enel Green Power Peru ("EGPP"), iniciou a operação de uma planta de tratamento de águas residuais à base de nanotecnologia para as obras de seu projeto de energia eólica Wayra I em Marcona, região de Ica, única planta de tratamento de águas residuais deste tipo da América Latina.

A nova planta filtra as águas residuais através de uma série de membranas cerâmicas com nanotecnologia patenteada BioGill, que permite que as bactérias purifiquem a água de forma natural. Até o fim das obras de Wayra I, no primeiro semestre de 2018, a nova planta de tratamento permitirá que a EGPP reutilize cerca de 350 metros cúbicos de águas residuais no canteiro de obras, reduzindo assim o uso total de água no local. Além disso, a estação de tratamento de águas residuais reduzirá o uso de veículos motorizados para a remoção de lama, evitando a emissão de 1,64 toneladas de CO2 durante a construção de Wayra I.

A própria operação da estação de tratamento de águas residuais é livre de CO2, pois é alimentada por um pequeno gerador eólico de 4 kW com um sistema de armazenamento de bateria de 2 kV. Assim que as atividades de construção forem concluídas em Wayra I, a planta de tratamento, que é móvel, pode ser transferida para outros canteiros de obras.

Wayra I é o primeiro parque eólico construído pela Enel no Peru, além de ser o maior projeto eólico atualmente em construção no país, com 132 MW de capacidade. Espera-se que o projeto gere cerca de 600 GWh de energia sustentável por ano. O investimento total em Wayra I é de aproximadamente 165 milhões de dólares americanos.

A Enel Green Power, empresa de energias renováveis do Grupo Enel, se dedicada ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, estando presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é líder global no setor de energias renováveis com uma capacidade gerenciada de mais de 39 GW em uma mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, como sistemas de armazenamento em usinas de energia renovável.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13