Rio de Janeiro

Encontro no Rio debate formas de melhorar ambiente de negócios no Brasil

Redação/Agência Brasil
27/02/2019 18:03
Visualizações: 1015 (0) (0) (0) (0)

Com o objetivo de apresentar as medidas em andamento para incentivar as empresas e o empreendedorismo no país, aconteceu hoje (27) no Rio de Janeiro o evento Melhoria do Ambiente de Negócios - Doing Business Brasil 2020, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Economia.

O ministro chefe da Secretaria-Geral, Floriano Peixoto, explicou que o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que iria elevar o Brasil da 109ª posição do ranking Doing Business para um lugar entre os 50 melhores até 2020.

“O presidente tem a percepção muito própria de que há uma dicotomia, uma incoerência muito grande em uma nação que ocupa entre as dez posições em economia no mundo porém não oferece a mesma oportunidade em negócios. Ele afirmou lá em Davos que a intenção é levar o Brasil 70 posições acima, ou seja, colocar entre as 50 nações globais no que diz respeito à facilidade para fazer negócio”, disse Floriano.

Em vídeo de saudação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que o Brasil é a oitava economia mundial e deveria estar nessa posição quando o assunto é ambiente de negócios. “As dificuldades de fazer negócios no Brasil se devem à falta de eletricidade, dificuldade de abrir empresa, impostos excessivos, falta de acesso ao crédito, execução dos contratos e uma série de outros problemas que infernizam a vida dos empreendedores”, disse o ministro.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella destacou a importância do combate à corrupção para incentivar o empreendedorismo. O governador do estado, Wilson Witzel, falou sobre medidas que pretende implementar, como promover mudanças na mobilidade da região metropolita, oferecer cursos de empreendedorismo para donas de casa e desempregados utilizando o espaço das escolas públicas e firmar parceiras com bancos públicos e privados para oferecer microcrédito a quem queira abrir um pequeno negócio.

No evento, foram tratados em workshops temas como abertura de empresas, comércio internacional, pagamento de impostos e registro de propriedade, considerados pelo governo como pontos focais a serem destravados no país para melhorar o ambiente de negócios.

O relatório Doing Business é uma publicação do Banco Mundial, que está em sua 16ª edição, que traz indicadores quantitativos sobre as regulações das atividades comerciais e sobre a proteção dos direitos de propriedade, organizados de forma comparativa entre as 190 economias analisadas e também de um ano para outro.

A primeira edição do evento ocorreu ontem em São Paulo, com a presença do governador do estado, João Dória, e do prefeito da cidade, Bruno Covas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22