Assessoria
Promovido pela FIEB, através do HUB ODS Bahia, o evento teve como objetivo difundir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimular a entrada de novas empresas, especialmente as de micro e pequeno portes, no HUB ODS Bahia. Atualmente, cerca de 140 empresas participam do HUB ODS Bahia, onde a FIEB é organização âncora desde 2023.
“Esse é um trabalho que a FIEB realiza com as empresas para implementar os ODS na Bahia. Quando a gente busca esses objetivos e atua no mesmo sentido, a gente avança. Esse é o futuro que queremos construir e a FIEB está forte trabalhando neste caminho”, ressaltou o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, na abertura do Fórum.
Aqui no estado, o HUB ODS promove cursos sobre critérios ESG, além de workshops, palestras e materiais informativos para difundir os ODS e estimular que as empresas adotem ações neste sentido. “Esse evento é uma das ações que são desenvolvidas para engajar as empresas no atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, alinhados com os critérios ESG, que envolvem meio ambiente, social e governança”, explica Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB. No evento, ela também explicou as ações que a FIEB desenvolve como agente indutor de sustentabilidade junto à indústria baiana.
Engajamento
O HUB ODS da Bahia faz parte da Rede Brasil Pacto Global, que reúne também os hubs de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Amazônia, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. Todos buscam potencializar o engajamento regional das empresas para o alcance dos ODS e a Agenda 2030.
“Nosso convite é que as empresas venham fazer parte da nossa rede do Pacto Global Brasil. Juntos vamos apoiar cada empresa, independentemente do nível de maturidade em que ela esteja, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e ao ESG de forma geral”, convocou Juliana Salu, coordenadora de adesão e HUB Pacto Global.
No encontro, ela explicou, ainda, que para acelerar o alcance dos ODS, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou a estratégia Ambição 2030, composta por dez movimentos. Três deles foram apresentados durante o Fórum Pauta Global de ESG no Setor Industrial Baiano: o “Mente em foco”, voltado para a promoção da saúde mental no ambiente corporativo; o “Raça é Prioridade” que atua para promover mais pessoas negras, indígenas, quilombolas ou pertencentes a outros grupos étnicos sub-representados em cargos de liderança; e o Elas Lideram 2030, que busca ajudar as empresas a atingirem metas pela equidade de gênero.
Essas iniciativas foram apresentadas pelos especialistas Flavia Vianna, gerente de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Arthur Lima, conselheiro do Movimento Mente em Foco; Verônica Vassalo, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão no Pacto Global da ONU – Rede Brasil; e Ana Bavon, CEO e head de Estratégia da Consultoria B4People, conselheira do Movimento Elas Lideram 2030.
Práticas na indústria baiana
Representantes de empresas que adotam práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável da indústria baiana compartilharam boas práticas implementadas aqui no estado. Participaram do painel Mila Macedo, especialista em Sustentabilidade da Petroreconcavo; Enilda Cristina Maranhão de Paula, gerente de SSMA da Pan American Silver; Ângela Ribeiro, gerente de Sustentabilidade Bahia da Bracell e Bruno Ferreira de Oliveira, engenheiro de Processos Sênior da BASF.
Fale Conosco
21