América do Sul

Enap anunciará vencedores da licitação de GNL na sexta-feira

BNamericas
01/02/2006 02:00
Visualizações: 127

A petroleira estatal chilena, Enap, recebeu na terça-feira ofertas para a construção de um terminal de regaseificação de gás natural liqüefeito (GNL) no centro do Chile e é muito provável que anunce os vencedores na sexta-feira, disse a BNamericas uma fonte da Enap.

O pool de consumidores encabeçado pela Enap, que planeja comprar o gás do termina, tinha previsto anunciar os vencedores da licitação no dia 15 de fevereiro, segundo informação publicana anteriormente por BNamericas.


No entanto, um artigo que apareceu em Estratégia, recentemente, cita fontes próxima ao processo que indicam que a decisão poderia ser anunciada dentro de 15 dias depois da licitação ou, inclusive, no mesmo dia.

As companhias que participam no processo são as britânicas BG Group e BP, a petroleira major anglo-holandesa Shell, a belga Suez Energy e a espanhola Repsol YPF, segundo informação publicada na imprensa local.

Além da Enap, o pool de consumidores inclui as geradoras locais Endesa, AES Gener e Colbún, assim como a Metrogas. Este grupo de empresas formou a companhia de propósito específico Gestoras del Proyeto GNL em novembro de 2005.

O grupo de consumidores comprara pelo menos 8 milhões de metros cúbicos por dia de gás ao projeto, que inicialmente terá capacidade de 9 milhões a 10 milhões de metros cúbicos por dia.

O investimento na planta de regaseificação propriamente se estima em cerca de US$ 400 milhões e o início da construção está previsto para ocorrer entre abril e junho deste ano, segundo publicou a BNamericas anteriormente.

O pool estaria dividido em relação ao início do projeto, se começará a operar em 2008, como estava planejado, ou depois desta data. Também há incerteza sobre o preço de gás, se deveria ser US$ 4 por MBTU ou superior, informou o diário local El Mercurio.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13