Brasil/Alemanha

Empresas brasileiras e alemães receberão financiamento para projetos de pesquisa e desenvolvimento

Redação/Assessoria Fapesp
26/09/2017 09:16
Visualizações: 585

A primeira chamada para apresentação de propostas conjuntas para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre empresas brasileiras e alemãs está com inscrições abertas até dia 30 de outubro de 2017.

O programa, coordenado pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil e pelo Ministério de Economia e Energia da República Federal da Alemanha (BMWi), foi lançado em 2015 para financiar projetos voltados ao desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou métodos inovadores em todas as àreas de tecnologia e em setores com forte potencial de mercado.

Serão aceitas propostas que envolvam, obrigatoriamente, ao menos uma empresa brasileira e uma pequena e média empresa alemã que contribuam consideravelmente para o projeto. Institutos de pesquisa e outras empresas poderão participar como parceiros ou subcontratados, desde que as regras de financiamento de cada país sejam respeitadas.

Os projetos devem ser inovadores, possuir potencial de mercado relevante, risco tecnológico e acrescentar valor às economias de ambos os países. As empresas devem ainda apresentar uma estratégia que, considerando seus aspectos tecnológicos, comerciais e financeiros, demonstre seu potencial para introduzir o novo produto, processo ou serviços nos mercados.

As empresas selecionadas receberão apoio por meio de financiamento público e de instituições de fomento dos respectivos países. Para se inscrever, é necessário enviar o formulário disponivél para download no site do MDIC ou no site do BMWi (em alemão).

Os participantes devem enviar o formulário para international@aif-projekt-gmbh.de e brasilalemanha@mdic.gov.br.

Mais informações sobre o programa e o processo seletivo estão disponíveis em seu edital.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23