Indústria 4.0

Empresas brasileiras buscam parceria com centros de ponta em inovação na Alemanha

Grupo liderado pela CNI de 23 representantes de indústrias, governo e entidades visitará plantas industriais de multinacionais como a Siemens e a Bosch, em missão que passará por Berlim, Amberg, Stuttgart e Frankfurt.

Redação/Agência CNI de Notícias
10/10/2016 16:37
Visualizações: 156

Liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma comitiva de 23 representantes de empresas e instituições brasileiras desembarcaram em Berlim nesta segunda-feira (10) para uma série de visitas a polos de referência em inovação e manufatura avançada. A programação inclui um dia para alinhamentos conceituais sobre o projeto alemão para a indústria 4.0 e quatro dias de visitas técnicas a centros de PD&I públicos e privados e plantas modelo, com o objetivo de promover cooperação entre as instituições alemãs e empresas que operam no Brasil.

“A estratégia de termos um momento de alinhamento conceitual e sermos criteriosos na escolha dos centros visitados tem sido exitosa. Isso é colaboração academia-indústria na prática, e no timing do empresariado. Nas duas imersões já realizadas (nos Estados Unidos e no Brasil), mapeamos ao menos sete desdobramentos, como parcerias entre empresas e centros de pesquisa, e negócios na área de tecnologia e inovação”, destaca a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.

A imersão à Alemanha acontecerá entre os dias 10 e 14 de outubro, em uma parceria da CNI e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK). O grupo – composto por empresários dos setores aeronáutico, de bens de capital, tecnologia da informação e comunicação, bem como por integrantes do governo, da academia e do terceiro setor – visitará plantas industriais de empresas como a Siemens, Bosch e Telekom. Entre os executivos brasileiros, irão representantes da Embraer, GE, Microsoft e Liquigás. A imersão passará pela capital alemã e também pelas cidades de Amberg, Stuttgart e Frankfurt. No grupo, há representantes do MDIC, MCTIC, BNDES, INPI, SUFRAMA, SENAI, EMBRAPII, FAPESP, da Unicamp, entre outros órgãos e instituições.

O Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação está entre as prioridades definidas pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) para 2016. A iniciativa integra a agenda de “Inserção Global via Inovação” da MEI e visa facilitar arranjos público-privados em ciência, tecnologia e inovação, incentivando a colaboração de empresas brasileiras com centros de PD&I que atuam na fronteira do conhecimento e no desenvolvimento de talentos para inovação.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20