Licitação

Empresários querem mais tempo

Antecipação da Oitava Rodada da ANP para agosto é considerada inviável. Discute-se meados de setembro, mas empresas querem que leilão volte para a data original, em novembro


18/07/2006 03:00
Visualizações: 453 (0) (0) (0) (0)

A antecipação da Oitava Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para agosto é considerada inviável por representantes de empresas petrolíferas. "Em agosto não dá, já não há tempo hábil para a publicação do pré-edital e todos trâmites necessários", informou uma fonte do mercado que preferiu não ser identificada. Segundo a fonte, durante a Segunda Rodada de Campos Marginais, realizada no fim de junho, houve discussão sobre a possibilidade de que a Oitava Rodada fosse realizada em meados de setembro, entre os dias 15 e 20. As operadoras, no entanto, ainda preferem a manutenção da data original, em novembro.

Além da impossibilidade de analisar os dados dos blocos a serem oferecidos até agosto, a antecipação da rodada - mesmo para setembro - dificultaria a negociação de parcerias entre as empresas, o que minguaria as propostas de investimento. Na avaliação da fonte, o adiantamento do processo provocará um excesso de ofertas pelos blocos de maior atratividade ao mesmo tempo em que diminuirá o interesse pelas áreas de fronteira exploratória. O especialista rebate ainda o argumento de que o resultado da rodada poderia ser prejudicado se ela voltar para a data original de novembro, pois as operadoras internacionais estariam comprometidas com outros projetos e não se interessariam nas ofertas do Brasil. "As operadoras estão ávidas por adquirir mais campos exploratórios para melhorarem seus portfólios", argumenta.

O pedido de mais tempo para a realização da licitação está sendo negociado desde maio, quando representantes de empresas foram recebidos no Ministério das Minas e Energia e expuseram suas preocupações sobre a alteração na data. A negociação prossegue e, segundo a fonte, o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, viajou a Washington, onde participou de um café da manhã com representantes de petroleiras internacionais que têm representação no Brasil. O ministro se dispôs a averiguar com a Presidência da República a possibilidade da manutenção da rodada em novembro.

O empresariado também pretende incluir nas discussões sobre a data da licitação a revisão sobre a cartilha de conteúdo nacional aplicada na Sétima Rodada e o licenciamento ambiental. "Tem sido muito difícil para as operadoras cumprir as regras de conteúdo nacional e essas normas não podem ser repetidas na Oitava Rodada", disse a fonte.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22