Encontro

Empresários de Brasil e Alemanha buscam parcerias e discutem inovação

Identificar e desenvolver parcerias e negócios bilaterais entre Brasil e Alemanha em áreas estratégicas como petróleo e gás, ímãs de terras-raras, próteses ortopédicas, tecnologias para grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) e energias limpas. Esse é o principal objetivo dos cerca d

Redação
22/03/2011 12:36
Visualizações: 1120
Identificar e desenvolver parcerias e negócios bilaterais entre Brasil e Alemanha em áreas estratégicas como petróleo e gás, ímãs de terras-raras, próteses ortopédicas, tecnologias para grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) e energias limpas. Esse é o principal objetivo dos cerca de 100 empresários, agentes de governo e pesquisadores que se reúnem nos próximos dias 24 e 25, em São Paulo (SP), durante o 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Alemanha 2011.

 

O evento, que faz parte das atividades do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011 e é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), debaterá ainda mecanismos e diálogos para inovação, competitividade e internacionalização de empresas. Para o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, o encontro é uma grande oportunidade de colocar a inovação na agenda bilateral Brasil-Alemanha.

 

“Inovação é tema central da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) 2011-2014, que será lançada ainda neste primeiro semestre”, ressalta Mauro. Para o gerente de assuntos internacionais da ABDI, Roberto Alvarez, o evento estimula, além de parcerias na área de inovação, a internacionalização de empresas brasileiras.

 

A programação do evento está dividida em duas partes. Na quinta-feira (24), os especialistas debaterão especialmente sobre os setores de petróleo e gás, energia renovável e tecnologias da saúde, da informação e da comunicação para grandes eventos. Já na sexta-feira (25),  haverá participação do presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos; do diretor do Instituto Fraunhofer para a América Latina, Eckart Bierduempel; do secretário de Inovação do MDIC, Francelino Grando; do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota; e do chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do MRE, Ademar Seabra. Nesta data, serão abordadas as perspectivas e oportunidades de projetos bilaterais de inovação.

 

O evento conta com apoio dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha. Do lado alemão, os parceiros são o Instituto Fraunhofer e o Ministério da Educação e Pesquisa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.