Indústria naval

Empresário pede rapidez à Petrobras

Monitor Mercantil
20/04/2006 00:00
Visualizações: 802

Durante o batismo do barco de apoio " CBO Anna Gabriela", o presidente da CBO, Luiz Maurício Portela, lamentou o atraso na licitação de 24 barcos de apoio por parte da Petrobras. Explicou que essa concorrência tinha sido adiada de novembro para março e, recentemente, foi paralisada em virtude de ação na justiça da empresa Marítima, de German Eframovich. Portela pede que a Petrobras retome a concorrência - sem explicitar se através de cassação da liminar ou aceitação da participação da Marítima na disputa. Para ele, o importante é que a concorrência entre em vigor, para atender à demanda da Petrobras e gerar atividade econômica e empregos para empresas armadoras e estaleiros.

A CBO pertence ao grupo Fischer, que foi fundado pelo alemão Karl Fischer, no Rio de Janeiro e hoje é comandado por Maria do Rosário Fischer, viúva de Carlos, filho do fundador do grupo. Recentemente, o grupo vendeu a companhia de navegação Aliança à empresa alemã Hamburg Sud e, no momento, o complexo empresarial inclui tanto a empresa de barcos de apoio CBO como o estaleiro incumbido da construção, o Aliança - antigo Ebin - situado em Niterói. Criado na década de 70, o estaleiro ficou paralisado por dez anos e, após a retomada, pelo grupo Fischer, acaba de lançar ao mar a terceira embarcação. A CBO e o estaleiro geram mil empregos e o grupo inclui ainda a Citrosuco Paulista, localizada em São Paulo, onde emprega 2.000 pessoas.

A frota da CBO é de 11 navios e deverá atingir 14 unidades até o fim do ano. Luiz Maurício lembrou que, contando-se os navios encomendados pela Navegação Aliança à época em que pertencia à família Fischer, o grupo já encomendou 52 navios no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23