Tecnologia

Empresária ecológica e ativista comenta tecnologia de usina que transforma resíduo em óleo, no Brasil

Uma usina instalada em Santa Catarina vem se destacando no mercado por usar uma tecnologia que transforma resíduos em óleo de alto poder calorífico, que refinado pode ser transformado em gasolina e óleo diesel.


24/10/2022 07:00
Empresária ecológica e ativista comenta tecnologia de usina que transforma resíduo em óleo, no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1728

Uma das precursoras e divulgadoras do projeto é a pesquisadora Angela Oliveira. Segundo ela, o mecanismo consegue transformar vários tipos de resíduos, em energia, negro de fumo , gás de síntese e biochar , que é excelente para fertizaçāo do solo

"Para que fique claro, a gente pega o resíduo e transforma em vários ativos economicamente desejáveis. E o mais importante é que a gente faz tudo isso sem queima, nem combustão. É importante que fique claro também que não é apenas uma tecnologia, são várias",  definimos a tecnologia a partir dos resíduos, esclareceu.

Ainda conforme Angela, já existem usinas como essa instaladas e funcionando no no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e se expandindo por todo o Brasil

"A tecnologia está evoluindo constantemente . A gente precisa mudar a forma como se trata o lixo. Precisamos mostrar às pessoas que o lixo pode sim ser uma fonte de renda muito bacana. E eu não falo de latinha, de só reuni-las que é muito legal também, né? Tanto que a gente nem as processa,  como também não processamos pet porque já tem um valor agregado Nosso foco é mais nos resíduos que infelizmente ainda vāo para aterros e que podem gerar subprodutos de grande valor de comercialização Os resíduos que naturalmente vão para o aterro sanitário, poluem o meio ambiente e não se degradam facilmente e ficam por muitos anos se acumulando não temos mais lugar para esse tipo de processo . O País já não suporta mais! Precisamos entender que as tecnologias existem, são necessárias e muito mais baratas do que imaginam", comentou.

"A ideia é resolver esse grande problema , transformando  em  uma grande solução. E o mais importante: de uma forma economicamente viável porque a gente consegue através dessas tecnologias ter um payback muito atrativo, porque não adianta nada você ter uma grande tecnologia e a conta não fechar", emendou.

Angela Oliveira será premiada como pesquisadora de tecnologia no próximo dia 03, no "Personalidade Destaque do Ano 2022", que é o maior evento de premiação do estado de Minas Gerais.

Sobre Angela Oliveira

Angela resolveu mudar a forma com que o lixo é tratado no país, como representante e divulgadora da tecnologia Termoquímica Catalítica. A pesquisadora é especializada em neurociências, coach e liderança, física quântica e diversas outras tecnologias que podem ajudar a mudar o mundo.

 

Fonte: Redação com assessoria

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Responsabilidade Social Empresarial
Programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, investe mai...
15/12/25
Saúde Mental
CVV reforça plantão especial durante as festas de fim de ano
15/12/25
Meio ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Arte e Cultura
Aventura e TotalEnergies inauguram um novo ciclo para um...
10/12/25
Meio ambiente
ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de el...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
Campanha
Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações par...
09/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
CAUSA
Neste Natal, presenteie com propósito ao lado de Médicos...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Descarbonização
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Comunicação Case
O Boticário aborda bullying familiar, em campanha de Natal
28/11/25
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
Inclusão social
Vale lança campanha solidária para contribuir com a incl...
26/11/25
Comunicação
Legal Design, Linguagem Simples e Black Friday: nova lei...
26/11/25
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.