Punição

Empresa responsável por embarcação encalhada na Baía de Guanabara será multada

A Empresa Frota Oceânica e Amazônica S/A, proprietária do navio Angra Star, encalhado há aproximadamente uma semana na Baía de Guanabara, poderá ser multada em até R$ 50 milhões. Segundo a Capitania dos Portos, a empresa tem também uma emb

Agência Brasil
19/09/2013 09:43
Visualizações: 320
A Empresa Frota Oceânica e Amazônica S/A, proprietária do navio Angra Star, encalhado há aproximadamente uma semana na Baía de Guanabara, poderá ser multada em até R$ 50 milhões. Segundo a Capitania dos Portos, a empresa tem também uma embarcação encalhada em local raso, mas que não apresenta riscos ao ambiente. Além dessas, a Frota Oceânica é dona de mais duas que estão atracadas e sem problemas.
 
 
O capitão dos Portos, Fernando Cozzolino, disse que um representante da empresa enviou e-mail no dia 9 de setembro, pedindo autorização para salvar o Angra Star, que estava afundando. Após o aviso, a Capitania dos Portos fez uma inspeção, mas não constatou nenhum problema com a embarcação. O proprietário foi informado e notificado sobre a falta de tripulação, mas nenhuma providência foi tomada até agora.
 

Segundo Cozzolino, as quatro embarcações da Frota Oceânica, incluindo a Angra Star, estão fora de serviço. “A Capitania dos Portos tem conhecimento de quatro navios dessa empresa. Dois estão atracados e em condição normal, sem risco de vazamento e de afundar, e não estão saqueados. O outro está encalhado em local raso. Como ele está encalhado por igual, não oferece risco nenhum. Mas como foi um encalhe, existe um inquérito administrativo e uma notificação à empresa”, explicou.
 

Os custos da retirada da embarcação da Baía de Guanabara ainda não foram calculados. O secretário do Ambiente, Carlos Minc, disse que os gastos da operação serão cobrados da empresa, e em caso de não pagamento, o navio será leiloado. “O navio estava em perfeitas condições e foi abandonado, depois saqueado, e o proprietário não fez nada do que a Marinha pediu. Se não fosse a ação rápida da Transpetro e da Capitania dos Portos, teríamos um grave acidente ambiental na Baía de Guanabara. Portanto o proprietário é completamente irresponsável. Não respondeu às intimações e autuações, e se não fosse o órgão público agir, o óleo já estaria poluindo a Baía de Guanabara. Ele vai pagar caro por isso”.
 

Atualmente, 31 navios estão abandonados na mesma região onde o Angra Star está encalhado. Segundo Minc, eram 52 embarcações no fim de 2012, e a previsão é que os trabalhos de retirada terminem em dois meses. “Os navios afundados há muito tempo são passivo ambiental, perturbam a navegação, a pesca e o ambiente. Por isso, nós, em conjunto com a Marinha, só perto do Canal de São Lourenço e da Ilha da Conceição, já retiramos 21”, disse ele.
 

A embarcação foi cercada ontem (17) por boias para evitar o vazamento de resíduos na Baía de Guanabara. O trabalho para a retirada do óleo de dentro do Angra Star começou nessa quarta-feira (18) e deve levar alguns dias para ser concluído.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.