Encontro

Empresa dos EUA define área de implantação em Pecém

<P>Transformar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) num porto concentrador e distribuidor de carga, com direito a indústrias de processamento, câmaras frigoríficas, terminais intermodais e alimentação por meio de energia eólica. Essa é a intenção do Governo do Ceará, que est...

O Povo - CE
04/03/2009 21:00
Visualizações: 993

Transformar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) num porto concentrador e distribuidor de carga, com direito a indústrias de processamento, câmaras frigoríficas, terminais intermodais e alimentação por meio de energia eólica. Essa é a intenção do Governo do Ceará, que esteve reunido com executivos da norte-americana Cargo Ventures, para definir a localização do empreendimento.

Mas o projeto, que já passou por outras três visitas do grupo ao Ceará e uma do governador Cid Gomes e do diretor da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann, aos Estados Unidos, ainda está na fase de definição de alguns pontos importantes. Um deles é a avaliação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre as condições da área para instalação do projeto. Os outros pontos passam por questões estruturais como implantação da área alfandegária, e a dúvida se as indústrias serão incorporadas à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), também prevista para ser instalada no Pecém.

Além do diretor da Cargo Venture, Jake Citrin - que apresentou os dois projetos e expôs as projeções das exportações mundiais a curto, médio e longo prazos -, esteve presente ao encontro o ex-subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Roger Noriega, que atualmente atua como consultor de empresas privadas. Para ele, a posição do Ceará é importante num momento de turbulência econômica. Essa é uma região muito atraente, principalmente por causa da liderança do governador Cid Gomes, em termos de transparência e abordagem que ele está utilizando com investidores internacionais, declarou Noriega cumprindo papel de intermediário nas negociações.

Foco

Segundo Antônio Balhmann a estratégia do Governo é garantir que o Brasil tenha um porto de grande calado e proximidade com o mercado norte-americano. Que agora se abre para o Ceará em função de alguns eventos recentes, como a queda das barreiras fitossanitárias para frutas cearenses, especialmente o melão, explicou.

Para o presidente da Adece, o outro fator seria a disposição de uma logística moderna com navios de grande porte. Assim o fluxo de mercadorias dos EUA para o Brasil viria pelo Porto do Pecém e a partir daqui seria distribuído por cabotagem ou outro modal de transporte. A proposta é audaciosa e pressupõe um centro de distribuição intermodal equivalente aos mais modernos do mundo, afirma.

Antônio Balhmann acredita, ainda, que esse projeto pode fazer com que o Ceará se potencialize como importante exportador para os EUA. Potencializa também nossa futura ZPE, porque muitas empresa americanas - já que esse é um papel que a Cargo Venture vai desenvolver com um conjunto de empresas - buscam um porto concentrador, conclui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.