Vitória Oil & Gas 2011

Empregabilidade é tema de debate no primeiro dia

O Vitória Oil & Gas abriu os trabalhos com a mesa redonda "Empregabilidade na indústria de óleo e gás", que contou com a palestra do professor da Universidade de São Paulo (USP), José Pastore, que é doutor Honoris Causa em Ciência. Durante sua apresentação, ele citou o fato de que o país

Redação
24/10/2011 13:20
Visualizações: 140
O Vitória Oil & Gas abriu os trabalhos com a mesa redonda "Empregabilidade na indústria de óleo e gás", que contou com a palestra do professor da Universidade de São Paulo (USP), José Pastore, que é doutor Honoris Causa em Ciência. Durante sua apresentação, ele citou o fato de que o país precisa preparar melhor seus profissionais para continuar com o nível de crescimento para os próximos anos. Segundo Pastore, sempre que há um fenômeno de elevação no ritmo da economia do país, no caso 4,5% ao ano, existe a falta de mão-de-obra qualificada.
 
"Muitas empresas querem expandir e contratar, mas não estão conseguindo preencher as vagas pela falta de profissionais qualificados no mercado para atender à demanda", afirmou. De acordo com o professor, apenas 20% dos 60 mil estudantes qe se formam anualmente em engenharia têm conhecimento das novas tecnologias das indústrias de ponta como petróleo e gás. Por causa dessa escassez que profissionais habilitados, muitas empresas etão chamando ex-empregados já aposentados de volta ao serviço.
 
Na palestra, o especialista afirmou que para aumentar o nível de empregabilidade dos jovens profissionais é necessário que a base, no ensino médio, seja melhorada e que o incentivo ao desenvolvimento de conhecimento nas universidades seja maior. Até 2013, a Petrobras, por exemplo, vai necessitar de 200 mil novos profissionais. Uma das ideias do professor da USP é a redução de 50% dos encargos para a contratação de estagiários por um período de 12 meses para que as empresas sejam estimuladas a empregar esses futuros profissionais e gerar um mercado cada vez mais competitivo e qualificado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19