Refinaria

Empreendimento pode gerar 90 mil vagas

<P>A vinda da refinaria da Petrobras para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém vai envolver profissionais das mais diversas áreas, desde os operários da construção civil durante as obras até funcionários de logística, porto, terceirizados e engenheiros. </P><P>Fala-se em 90 mil empreg...

O Povo - CE
14/07/2008 00:00
Visualizações: 641

A vinda da refinaria da Petrobras para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém vai envolver profissionais das mais diversas áreas, desde os operários da construção civil durante as obras até funcionários de logística, porto, terceirizados e engenheiros.

Fala-se em 90 mil empregos diretos e indiretos. A vinda da refinaria da Petrobras para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém vai envolver profissionais das mais diversas áreas, desde os operários da construção civil durante as obras até funcionários de logística, porto, terceirizados, engenheiros e muitos outros. O professor Roberto Menescal, coordenador do curso de especialização em Engenharia de Petróleo da Universidade de Fortaleza (Unifor), considera que o mercado cearense ainda não tem gente preparada para atender a demanda por profissionais mais especializados quando a refinaria começar a funcionar, mas explica que há tempo para isso. O Ceará não estava com olhos fechados para a refinaria. A Unifor (Universidade de Fortaleza), desde 2001, tem um curso de especialização em Engenharia de Petróleo (em Fortaleza e Mossoró) com duração de um ano. E vamos lançar um MBA em Petróleo, Gás e Biocombustível ainda este ano, diz.

Durante a fase de edificação, além da demanda por profissionais da construção civil, Menescal diz que haverá a necessidade também de pessoal da área metal-mecânica. Depois dessa parte pesada, você vai ter a parte de contratação de empresas, que espero que sejam cearenses a maioria delas. Elas farão a parte fina, de ligações, (instalação de) sensores eletrônicos, sistemas de segurança, sistemas de transmissão de dados etc, detalha.

Já após o início das operações, a partir de sua experiência de 20 anos na Petrobras, Menescal acredita que praticamente a totalidade dos funcionários deverá ter, no mínimo, nível técnico. A maioria das secretárias que trabalham na Petrobras não podem ter nível de conhecimento muito baixo, senão ficam de fora das conversas, exemplifica.

A cadeia produtiva do setor de refinaria é composta dos segmentos metal-mecânico, eletroeletrônico, hidráulico, pneumático, de manutenção industrial, de projeto de engenharia, de construção e montagem. Além de ter curso de nível técnico, os funcionários ainda são mandados para unidades da Petrobras para serem preparados para a função. São técnicos e engenheiros de Informática, da área de refino, de manutenção etc, enumera Menescal.

Para esta formação técnica, Menescal considera que o Ceará também tem condições de preparar mão-de-obra. No Ceará, temos excelentes cursos com as unidades do Cefet (Centro Federal sw Educação Tecnológica) existentes em todo o Estado, diz.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.