Gás

EMMETI leva GasPex a Ribeirão Preto e Região

A Emmeti Brasil (Grupo Emmeti-IT) apresentará o seu inovador GasPex no 60º Seminário Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que será realizado dia 24 de Fevereiro, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O objetivo do evento é divulgar Normas Técnicas (NB

Redação
23/02/2011 14:31
Visualizações: 448
A Emmeti Brasil (Grupo Emmeti-IT) apresentará o seu inovador GasPex no 60º Seminário Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que será realizado dia 24 de Fevereiro, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O objetivo do evento é divulgar Normas Técnicas (NBR´s) de armazenamento, distribuição e instalação de GN (Gás Natural)  e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
 
 
Durante o evento, que é gratuito, os participantes também terão a oportunidade de conhecer novas tendências e inovações em produtos para o Setor, como o GasPex Emmeti, que vem agregar qualidade e valor aos serviços e construções.
 

Composto por tubulação multicamadas (PEX-AL-PEX)* e conexões de prensar em latão (dupla vedação), o GasPex Emmeti figura entre as  tecnologias mais avançadas em todo o mundo para a instalação de gás (GN e GLP) residencial e comercial, substituindo com muita segurança, sustentabilidade e menor custo as convencionais tubulações de cobre. Além do produto ser consideravelmente mais barato, também permite economizar tempo, porque pode ser instalado em no mínimo 60% do tempo utilizado para instalar os tubos de cobre. 
 

A rapidez de instalação e segurança  do GasPex decorrem, principalmente, do reduzido número de conexões necessárias, já que a flexibilidade da tubulação viabiliza traçados com curvas. Praticamente imune a vazamentos e com sua grande durabilidade (material extremamente resistente, não oxida), o GasPex evita manutenção constante, quebra quebra e consequente descarte de materiais, por isso contribui para uma construção sustentável e a preservação do Meio Ambiente. 
 

Instaladores locais aprovam GasPex
 

Este Sistema começou a ser vendido no Brasil em 2010 e já conquistou a confiança e admiração de construtores e instaladores em diversas regiões do País, inclusive na cidade de Ribeirão Preto, onde três grandes instaladoras de Gás já aderiram ao uso do GasPex. “Estou utilizando o GasPex em casas térreas, desde o início de 2010. É leve, de fácil transporte e instalação rápida. Tenho feito instalalações com GasPex Emmeti em metade do tempo que usaria com tubo de cobre”, considera o proprietário da Tudogás, Paulo Quintães de Castro. 
 

Seminário
 
 
Os organizadores do 60º Seminário Técnico da ABNT estimam um público de aproximadamente 200 pessoas, entre instaladores, revendedores, construtores, engenheiros e demais interessados. João Nery, superintendente do CB 09 (Comitê da ABNT responsável pelas Normas relacionadas ao uso de Gás), disse que Ribeirão Preto foi escolhida para sediar o evento porque é a maior cidade de uma região em plena expansão na distribuição de Gás Natural, referindo às atividades da Gás Brasiliano.
 

“Os profissionais e empresas que atuam no Setor devem conhecer as Normas, estar atentos para as revisões e novas NBR´s, quando são publicadas . Além disso, durante o evento, podem tirar dúvidas, debater”, justificou Nery. Um bom exemplo é sobre a Normalização de produtos para instalações de gás residencial e comercial, prevista na NBR 15.526, que não inclui tubulações multicamadas, como o GasPex, porque quando foi criada esse tipo de produto não era vendido no Brasil. 
 

ABNT prepara NBR para uso residencial de tubos multicamada
 
 
Ao verificar a recente entrada deste material no País, a ABNT criou uma Comissão de Estudo (CE- 09:301.04) que vem trabalhando, desde maio de 2010, na criação de um Projeto de NBR específica para fabricação e utilização de tubulações multicamada em redes de gás residenciais e comerciais. Essa Comissão, que conta com a participação da Emmeti, entre outros fabricantes, construtores e profissionais do Setor, decidiu basear-se na ISO 17.484, uma Norma com ampla aceitação internacional, para a elaboração do Projeto de Norma Brasileira.
 
 
O GasPex da Emmeti já é fabricado de acordo com a ISO 17.484 e é garantido pela própria Emmeti, além de possuir outras importantes certificações, como a conferida pela DVGW - Deutsche Vereinigung des Gas- und Wasserfaches (Associação Científica e Técnica Alemã para Gás e Água), um dos mais importantes órgãos de regulamentação e certificação técnica, de qualidade e ambiental da indústria europeia de produtos para água e gás.
 

A Emmeti Brasil também já obteve aprovação do produto por distribuidoras de gás (GN e GLP), a exemplo da Comgas, Gas Brasiliano, Ultragaz e Liquigas. Segundo Nery, embora ainda não haja NBR para produtos como o GasPex, a ABNT reconhece Normas ISO legalmente. Além disso, ele considera que a participação dos fabricantes e demais envolvidos na criação da NBR e com a obtenção de aprovações das distribuidoras de gás mostra preocupação com os consumidores brasileiros. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.