Gás

EMMETI leva GasPex a Ribeirão Preto e Região

A Emmeti Brasil (Grupo Emmeti-IT) apresentará o seu inovador GasPex no 60º Seminário Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que será realizado dia 24 de Fevereiro, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O objetivo do evento é divulgar Normas Técnicas (NB

Redação
23/02/2011 14:31
Visualizações: 505
A Emmeti Brasil (Grupo Emmeti-IT) apresentará o seu inovador GasPex no 60º Seminário Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que será realizado dia 24 de Fevereiro, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O objetivo do evento é divulgar Normas Técnicas (NBR´s) de armazenamento, distribuição e instalação de GN (Gás Natural)  e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
 
 
Durante o evento, que é gratuito, os participantes também terão a oportunidade de conhecer novas tendências e inovações em produtos para o Setor, como o GasPex Emmeti, que vem agregar qualidade e valor aos serviços e construções.
 

Composto por tubulação multicamadas (PEX-AL-PEX)* e conexões de prensar em latão (dupla vedação), o GasPex Emmeti figura entre as  tecnologias mais avançadas em todo o mundo para a instalação de gás (GN e GLP) residencial e comercial, substituindo com muita segurança, sustentabilidade e menor custo as convencionais tubulações de cobre. Além do produto ser consideravelmente mais barato, também permite economizar tempo, porque pode ser instalado em no mínimo 60% do tempo utilizado para instalar os tubos de cobre. 
 

A rapidez de instalação e segurança  do GasPex decorrem, principalmente, do reduzido número de conexões necessárias, já que a flexibilidade da tubulação viabiliza traçados com curvas. Praticamente imune a vazamentos e com sua grande durabilidade (material extremamente resistente, não oxida), o GasPex evita manutenção constante, quebra quebra e consequente descarte de materiais, por isso contribui para uma construção sustentável e a preservação do Meio Ambiente. 
 

Instaladores locais aprovam GasPex
 

Este Sistema começou a ser vendido no Brasil em 2010 e já conquistou a confiança e admiração de construtores e instaladores em diversas regiões do País, inclusive na cidade de Ribeirão Preto, onde três grandes instaladoras de Gás já aderiram ao uso do GasPex. “Estou utilizando o GasPex em casas térreas, desde o início de 2010. É leve, de fácil transporte e instalação rápida. Tenho feito instalalações com GasPex Emmeti em metade do tempo que usaria com tubo de cobre”, considera o proprietário da Tudogás, Paulo Quintães de Castro. 
 

Seminário
 
 
Os organizadores do 60º Seminário Técnico da ABNT estimam um público de aproximadamente 200 pessoas, entre instaladores, revendedores, construtores, engenheiros e demais interessados. João Nery, superintendente do CB 09 (Comitê da ABNT responsável pelas Normas relacionadas ao uso de Gás), disse que Ribeirão Preto foi escolhida para sediar o evento porque é a maior cidade de uma região em plena expansão na distribuição de Gás Natural, referindo às atividades da Gás Brasiliano.
 

“Os profissionais e empresas que atuam no Setor devem conhecer as Normas, estar atentos para as revisões e novas NBR´s, quando são publicadas . Além disso, durante o evento, podem tirar dúvidas, debater”, justificou Nery. Um bom exemplo é sobre a Normalização de produtos para instalações de gás residencial e comercial, prevista na NBR 15.526, que não inclui tubulações multicamadas, como o GasPex, porque quando foi criada esse tipo de produto não era vendido no Brasil. 
 

ABNT prepara NBR para uso residencial de tubos multicamada
 
 
Ao verificar a recente entrada deste material no País, a ABNT criou uma Comissão de Estudo (CE- 09:301.04) que vem trabalhando, desde maio de 2010, na criação de um Projeto de NBR específica para fabricação e utilização de tubulações multicamada em redes de gás residenciais e comerciais. Essa Comissão, que conta com a participação da Emmeti, entre outros fabricantes, construtores e profissionais do Setor, decidiu basear-se na ISO 17.484, uma Norma com ampla aceitação internacional, para a elaboração do Projeto de Norma Brasileira.
 
 
O GasPex da Emmeti já é fabricado de acordo com a ISO 17.484 e é garantido pela própria Emmeti, além de possuir outras importantes certificações, como a conferida pela DVGW - Deutsche Vereinigung des Gas- und Wasserfaches (Associação Científica e Técnica Alemã para Gás e Água), um dos mais importantes órgãos de regulamentação e certificação técnica, de qualidade e ambiental da indústria europeia de produtos para água e gás.
 

A Emmeti Brasil também já obteve aprovação do produto por distribuidoras de gás (GN e GLP), a exemplo da Comgas, Gas Brasiliano, Ultragaz e Liquigas. Segundo Nery, embora ainda não haja NBR para produtos como o GasPex, a ABNT reconhece Normas ISO legalmente. Além disso, ele considera que a participação dos fabricantes e demais envolvidos na criação da NBR e com a obtenção de aprovações das distribuidoras de gás mostra preocupação com os consumidores brasileiros. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.