Efeito Estufa

Emissões de CO2 da Austrália crescerão 25% até 2020

Folha Online
09/02/2011 11:13
Visualizações: 356
As emissões de gases causadores do efeito estufa da Austrália crescerão quase 25% nesta década, o que tornará muito difícil o cumprimento da meta de reduzi-las em 5% até 2020 com relação aos níveis de 2000, admitiu o Governo do país nesta quarta-feira. O ministro de Mudança Climática australiano, Greg Combet, indicou que é "muito grande" o risco de o objetivo não ser alcançado.


Quando chegou ao poder em 2007, o Partido Trabalhista prometeu introduzir em até três anos um sistema de mercado de carbono, mas não obteve apoio parlamentar suficiente e decidiu abandonar a iniciativa. Além disso, a atual primeira-ministra australiana, Julia Gillard, demonstra dar menos atenção ao tema que seu antecessor, Kevin Rudd.


Combet explicou que, já que os preços do carvão seguem afetando negativamente os investimentos em energia renovável, as centrais alimentadas por combustíveis fósseis continuarão a ser construídas. A Austrália é um dos países com as maiores taxas de emissões per capita, com um índice cinco vezes maior que o da China, justamente o principal mercado para suas exportações de carvão e outros recursos naturais. A poderosa indústria mineradora australiana tem em Combet um forte aliado, já que ao assumir o cargo o ministro se comprometeu a proteger o setor, que satisfaz 80% da demanda energética do país.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
16/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23