Redação TN /Emirates
*Há alguns anos viajo a trabalho pelo Brasil e pelo mundo, acompanhando atentamente o segmento de serviços em companhias aéreas, hotéis, restaurantes, aeroportos, observando suas transformações, desafios e evoluções, tendo o tópico da diversidade e inclusão no topo desse meu interesse.
Passeando pelo feed do meu instagram, encontrei essa notícia que foi bem ao encontro desse interesse e me levou a reproduzí-la, em parte, aqui embaixo, para vocês.
Espero que apreciem como eu! 💚
A notícia pode ser acessada completa, em português e inglês, no site da companhia.
A Emirates lançou uma jornada inspiradora para se tornar oficialmente a primeira Autism Certified Airline™ do mundo, convidando clientes com autismo e sensibilidades sensoriais a experimentar os serviços perfeitos e a hospitalidade personalizada da Emirates, tornando a viagem mais acessível para todos. A designação inaugural deve ser concedida formalmente pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES ) nos próximos meses, quando mais de 30.000 tripulantes de cabine e equipe de solo da Emirates terão concluído o treinamento inicial. A Emirates também planeja lançar novos padrões e serviços que melhorarão a experiência de viagem em terra e a bordo para clientes no espectro do autismo e suas famílias e acompanhantes, a serem anunciados no final do ano.
Viagem acessível para todos
Para muitos membros da comunidade global de autismo, viagens aéreas internacionais são uma experiência altamente desafiadora, ou algo a ser evitado completamente, devido ao alto nível de estímulos sensoriais que podem estar envolvidos. Uma pesquisa no AutismTravel.com revelou que 78% das famílias hesitam em viajar ou visitar novos locais, e que 94% dos entrevistados tirariam mais férias se tivessem acesso a lugares onde a equipe fosse treinada e certificada em autismo. Como parte da missão da Emirates de tornar as viagens mais inclusivas e acessíveis para todos, este passo significativo também apoia a ambição de Dubai de se tornar o destino mais acessível do mundo.
O que é a designação Autism Certified Airline™ (ACA)?
Motivada pelo seu compromisso de criar uma experiência de viagem acolhedora para todos os clientes, incluindo indivíduos com autismo e aqueles com sensibilidades sensoriais, a Emirates trabalhou em colaboração com o IBCCES, uma organização líder em treinamento e certificação em autismo e neurodiversidade, para conduzir uma revisão no local e uma auditoria abrangente.
Como parte de um vasto esforço de pesquisa, o IBCCES entrevistou mais de 14.000 pessoas com uma variedade de deficiências, incluindo pessoas com autismo, aquelas com sensibilidades sensoriais e suas famílias e cuidadores. Os dados da pesquisa foram coletados juntamente com inúmeras entrevistas, uma pesquisa da indústria da International Air Transport Association (IATA) e feedback de 1.200 profissionais da indústria - ajudando a desenvolver os padrões mais benéficos para passageiros e funcionários da companhia aérea. Além do feedback coletado, os especialistas do IBCCES também conduziram várias auditorias de voo da Emirates em rotas de longo e curto curso.
A coleta de dados detalhados garantiu a contribuição de partes interessadas importantes, incluindo as experiências vividas por pessoas com autismo, líderes globais de pensamento, profissionais da indústria e especialistas em saúde - combinados para criar novos padrões da indústria que acomodam passageiros com autismo e sensibilidades sensoriais durante viagens aéreas. Usando uma abordagem baseada em dados, a Emirates e a IBCCES fizeram uma parceria para criar um novo modelo para atender passageiros com requisitos de acessibilidade, abrangendo toda a jornada - de serviços em terra a serviços de bordo, e a Emirates liderará o caminho para colocar esses novos padrões em prática na aviação pela primeira vez. O processo de certificação completo inclui garantir que pelo menos 80% da equipe de atendimento ao cliente conclua o treinamento dedicado, juntamente com um compromisso com treinamento e melhorias contínuos.
Treinamento de autismo e consciência sensorial da Emirates para mais de 30.000 funcionários
Como parte da designação, a equipe de terra e a tripulação de cabine da Emirates realizarão um novo treinamento focado em autismo e consciência sensorial para equipá-los com o entendimento e as habilidades para atender às necessidades de viajantes com autismo e sensibilidades sensoriais, juntamente com suas famílias. O treinamento educa as equipes da Emirates sobre o espectro do autismo, conceitos errôneos e desafios enfrentados, as inúmeras maneiras de ajudar os clientes dependendo de suas necessidades individuais e potenciais estímulos e gatilhos dos quais a equipe deve estar ciente. O novo treinamento se baseia nas bases estabelecidas pelo treinamento 'Introdução ao Autismo e Deficiências Ocultas' da Emirates , que foi concluído por 23.000 funcionários em 2023.
Novos padrões e serviços da Emirates para clientes com autismo
Ao longo de 2025 e além, a Emirates apresentará novos padrões e serviços para clientes com autismo e condições sensoriais que garantirão viagens mais agradáveis e acessíveis. Um desses serviços é a introdução de "guias sensoriais" — auxílios digitais desenvolvidos como parte da auditoria conduzida pelo IBCCES em colaboração com a Emirates que capacitam os viajantes a tomar decisões informadas sobre os vários ambientes encontrados e planejar o que atende às suas necessidades e preferências. Os guias foram criados por meio da realização de auditorias abrangentes de instalações em todos os locais de Dubai e na experiência de voo, medindo entradas sensoriais em áreas públicas, como níveis de som, iluminação e possíveis visões e cheiros. Outro desenvolvimento esperado em 2025 será a introdução de produtos sensoriais neurodiversos para clientes em voos da Emirates — brinquedos ou auxílios sensoriais que podem incentivar o foco, ajudar a reduzir o comportamento autoestimulatório e aliviar o estresse.
*O texto de abertura foi escrito por Lia Medeiros - Diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Pessoas da TN Petróleo
Fale Conosco
13