PD&I

Embrapii abre chamada pública para universidades federais

Redação/Assessoria
17/01/2020 16:17
Visualizações: 1373

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) abriu nesta quarta-feira (15/1) uma chamada pública para universidades federais. O processo irá selecionar, dentro de universidades, grupos de pesquisadores que já trabalham em temas de pesquisa aplicada para atender demandas do setor industrial. O prazo para se candidatar vai até 31 de janeiro.

"Trata-se de mais uma oportunidade para ampliação da rede de unidades EMBRAPII credenciadas. Desta vez, a chamada pública objetiva atrair as universidades federais para, na condição de Unidade EMBRAPII, disponibilizarem sua experiência acumulada em pesquisa e inovação para atender as demandas de inovação industrial", destacou o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

Os grupos das universidades que forem selecionados como Unidades EMBRAPII serão credenciados para receber recursos de até R$ 6 milhões (no período de 3 anos) para executar projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Esses grupos terão de cumprir metas de desempenho ao desenvolver projetos em parceria com empresas do setor industrial.

Podem se candidatar ao credenciamento como Unidade EMBRAPII todos os grupos de pesquisadores de universidades federais que já desenvolvam parcerias com empresas do setor industrial. Cada universidade federal que não possua unidade EMBRAPII credenciada poderá submeter uma candidatura.

Entre os requisitos para se candidatar, os grupos de pesquisadores deverão demonstrar experiência no desenvolvimento de projetos de PD&I, apresentando uma lista de projetos contratados com empresas da área industrial no período de 2017 a 2019.

Áreas e financiamento

A chamada pública vai receber propostas de pesquisadores de universidades federais que desenvolvam projetos nas áreas de agricultura, processos agroindustriais e tecnologias de alimentos; energias renováveis; materiais avançados e tecnologias de informação e comunicação (TICs).

O modelo de financiamento será o usualmente adotado pela EMBRAPII, ou seja, a instituição financiará até um terço do valor total dos projetos. As empresas da área industrial precisam, obrigatoriamente, participar financeiramente dos projetos: os 2/3 remanescentes dos recursos necessários para a execução da proposta deverão ser negociados entre a empresa e a unidade credenciada.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.