Opinião

Embargo contra Irã 'desestabilizará' mercado de petróleo, diz ministro iraniano

As potências ocidentais impuseram sanções contra o Irã por seu programa nuclear, já que suspeitam que tem, em última instância, uma finalidade militar. Em janeiro, a União Europeia decidiu instaurar um embargo ao petróleo iraniano, do qual importava 20% da produção do segundo produtor do

Redação/ Agência
13/06/2012 17:21
Visualizações: 130
Um embargo contra o petróleo iraniano por seu controverso programa nuclear desestabilizará o mercado global de petróleo, indicou nesta quarta-feira (13) o ministro do Petróleo iraniano, Rostam Qasemi, no 5º seminário da Opep em Viena, que conta com a participação de seus homólogos do cartel.

"Infelizmente a ideia de impor sanções... está sendo considerada pela Europa", disse Qasemi pouco antes do início do encontro ministerial dos membros da Opep, que tratarão o nível das quotas de produção. "Este enfoque com motivações políticas danificará a estabilidade tanto do mercado petroleiro quanto da economia mundial", acrescentou.

"Impor sanções de maneira unilateral para alcançar um objetivo político está colocando obstáculos na indústria petroleira", disse. Isto "desestabilizará o mercado de petróleo e finalmente provocará movimentos bruscos dos preços", advertiu.

As potências ocidentais impuseram sanções contra o Irã por seu programa nuclear, já que suspeitam que tem, em última instância, uma finalidade militar. Em janeiro, a União Europeia (UE) decidiu instaurar um embargo ao petróleo iraniano, do qual importava 20% da produção do segundo produtor do cartel e que entrará em vigor no dia 1º de julho.

O Irã, o segundo produtor mais importante da Opep, já está sob quatro rodadas de sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13