Energia elétrica

Em São Paulo, seminário discute os impactos do modelo Dessem, que entra em vigor em 2020, no mercado brasileiro de energia

Redação/Assessoria
09/04/2019 19:53
Visualizações: 178

Hoje, a formação de preço (conhecido como Preço de Liquidação das Diferenças, ou PLD) no mercado brasileiro de energia elétrica é semanal. Em 2020, a precificação em base semanal deve ser substituída por uma precificação horária, calculada com base no modelo computacional DESSEM. A forte inserção das fontes intermitentes, que dependem da modulação providenciada pelas usinas hidrelétricas, torna a sua adoção urgente no sentido de permitir a precificação destes serviços.

Para discutir esse tema e seus impactos, a Refinitiv, uma das maiores provedoras de dados de mercados financeiros e de infraestrutura do mundo, realizará 3ª edição do “Power Brazil Seminar”, que acontece em 10 de abril em São Paulo, com a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil, dos Estados Unidos e da Suécia. Este ano o evento tem como tema “Fundamentos: Análise Meteorológica & Desafios do preço horário com foco no Dessem”.

A partir do ano que vem, o PLD horário será calculado com base do modelo Dessem, elaborado pelo Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL). O Dessem, além de calcular o preço, atua no estabelecimento do despacho (geração), que é calculado a cada meia hora. No entanto, esse dado não se reflete na formação de preço atualmente, obstáculo que a nova metodologia eliminaria.

“A entrada em vigor do preço horário calculado pelo Dessem altera a dinâmica entre compradores e vendedores do mercado de energia. No futuro, as indústrias de uso intensivo de energia podem adaptar sua produção para horários em que a energia é mais barata, o que deve ter um efeito positivo em cascata no setor produtivo local, impulsionando, inclusive, a competitividade”, explica Claudio Vallejos, analista quantitativo do mercado de Energia da Refinitiv. Esse será o assunto da mesa-redonda “Desafios do preço horário com foco no Dessem”.

Além da mesa-redonda, o evento terá painéis sobre “Hidrologia física e os mercados de energia”, apresentado por Stefan Soderberg, gerente de Previsão e Pesquisa Hidrológica da Refinitiv, que abordará as atualizações da última versão do modelo de previsão hidrológica da Refinitiv e de como otimizar o consumo de dados da plataforma, e também a palestra “Análise Meteorológica”, conduzido pelo gerente de Pesquisa Meteorológica da Refinitiv, Thomas Walsh, que criou uma metodologia inovadora para o agronegócio brasileiro e que vem apresentando alta assertividade em suas previsões.

Serviço

“Fundamentos: Análise Meteorológica & Desafios do preço horário com foco no Dessem”

Data: 10 de abril, quarta-feira, das 8h30 às 13h.

Local: Hotel Radisson Vila Olímpia. Rua Fidêncio Ramos, 420.

Painéis:

“Análise Metereológica”, conduzido pelo gerente de pesquisa metereológica da Refinitiv, Thomas Walsh, das 9h às 9h45

“Hidrologia física e os mercados de energia”, apresentado por Stefan Soderberg, gerente de Pesquisa e Previsão Hidrológica da Refinitiv, das 9h45 às 10h30

Mesa-redonda:

“Desafios do preço horário com foco no Dessem”, das 10h45 às 13h.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Sobre a Refinitiv - A Refinitiv é uma das maiores provedoras de dados de mercados financeiros e de infraestrutura do mundo, atendendo a mais de 40.000 instituições, em mais de 190 países. A companhia fornece dados e insights, plataformas de negociação, além de tecnologias abertas e dados que conectam uma comunidade global de mercados financeiros prósperos, impulsionando o desempenho em negociações, investimentos, gestão de patrimônio, conformidade regulatória, gerenciamento de dados de mercado, de risco corporativo e de combate ao crime financeiro. Para mais informações, visite: www.refinitiv.com

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13