Firjan

Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, presidente da Petrobras destaca importância da segurança energética

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
16/10/2025 13:28
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, presidente da Petrobras destaca importância da segurança energética Imagem: Divulgação Firjan Visualizações: 1326

Em reunião do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Magda Chambriard, presidente da Petrobras, destacou como a companhia vem contribuindo para que o país tenha segurança energética e desenvolvimento econômico e humano. Ela também defendeu a continuidade dos investimentos no Norte do estado do Rio e nos campos maduros.

Magda Chambriard participou da reunião para apresentar o Planejamento Energético e o Plano Clima da Petrobras. O encontrou ocorreu na sede da federação, no Centro do Rio, em 14/10. Presidente do Conselho, Emiliano Fernandes também enfatizou que a questão do Norte Fluminense é de suma importância.

"As lideranças da região têm que entender a necessidade de discutir a continuidade dessa produção de petróleo ao longo do tempo, os incentivos que são necessários para a continuidade da produção e os impactos econômicos que essas atividades representam para o nosso estado", disse Emiliano, que ao final trouxe a pauta da necessidade de regulamentação do tieback.

O presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás anunciou que na próxima semana, dia 23/10, será lançada a publicação "A Jornada Firjan pela Transição Energética na Indústria", no evento Diálogos da Transição, realizado em parceria com a agência Eixos.

Já a presidente da Petrobras mostrou dados que apresentam os países desenvolvidos, que têm maior consumo de energia, como sendo também os de maior desenvolvimento humano. Por isso, alertou: "O Brasil precisa aumentar sua produção e consumo de energia e investir em novas linhas de transmissão." Completando que: "É para termos um melhor índice de desenvolvimento humano que trabalhamos. É para isso que a COP e o ESG também trabalham".

Sobre o Norte Fluminense, Magda destacou que a região ficou desassistida na questão do preço de referência do petróleo, principalmente porque é lá que acontece o pós-sal. "É importantíssimo avançamos nisso, não deixar isso para trás, porque a gente tem uma dificuldade real de viabilizar investimentos no Norte Fluminense.  A região não merece ser desassistida, não merece ser deixada para trás", avaliou.

A presidente citou também dados sobre a redução de emissão: "Nos últimos dez anos, a Petrobras reduziu 60% das emissões de metano e reduziu 40% das emissões de CO2. Todas as propostas relativas à redução de emissão, principalmente o escopo 1 e 2, estão completamente dentro dos limites e das demandas do Acordo de Paris", afirmou.

Magda também falou sobre o escopo 3 do Acordo de Paris. Segundo ela, temos gasolina, carbono neutro, coque mais verde e diesel coprocessado participando junto com o agro.

"Não pode haver Plano Clima sem que esteja de mãos dadas com o Planejamento Energético do país. Eles juntos é que permitirão o avanço do índice de desenvolvimento humano. Hoje a gente faz diesel com 5% de conteúdo renovável e já estamos testando com até 10%. E combustível naval, o bunker, com 24% de biodiesel renovável, que vem sendo vendido na Ásia, com grande aceitação", complementou.

De acordo com a presidente da Petrobras, embora a Política Nacional sobre a mudança de clima e a Política Energética tenham visões distintas, têm objetivos comuns para assegurar o bem-estar da sociedade brasileira: a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, o aproveitamento racional de energia e a redução das emissões provenientes da produção de energia e do transporte.

Já Karine Fragoso, assessora do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan, e Tatiana Lauria, assessora do Conselho Empresarial de Energia Elétrica da Firjan, apresentaram o conceito da Jornada Firjan pela Transição Energética na Indústria.

Karine informou que a publicação, que será lançado em 23/10, "trata da integração e a diversificação de fontes, tecnologias, competências e mercados. Vamos continuar com a adição de energia, com a eficiência operacional para entregar melhor qualidade de vida para a sociedade sem deixar de atender às demandas socioambientais".

Tatiana Lauria explicou a visão do Conselho de Energia Elétrica da federação em relação à transição energética, que foi incluída no Plano de Trabalho do Conselho, que tem três vertentes: a regulatória, o empoderamento do consumidor e a segurança energética. "Estamos levando conhecimento aos pequenos empresários, principalmente sobre como podem se inserir no contexto da transição energética, o que existe de oportunidade para eles, a modernização das redes e a abertura do Mercado Livre, como o consumidor vai se inserir também novo ambiente", disse Tatiana.

Participaram ainda da reunião, Raul Sanson, vice-presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan; Angélica Laureano, diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras; Sylvia Anjos, diretora Executiva de Exploração e Produção da Petrobras; Claudia Guimarães, vice-presidente do Conselho de ESG da federação; além de integrantes dos conselhos da Firjan de ESG e de Energia Elétrica.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.