Abiquim

Em parceria inédita e histórica, Abiquim assina Memorando de Entendimento com a Petrobras para avançar na oferta de gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/05/2024 11:21
Em parceria inédita e histórica, Abiquim assina Memorando de Entendimento com a Petrobras para avançar na oferta de gás natural Imagem: Divulgação Visualizações: 1215

No dia 19 de abril de 2024, a Abiquim e a Petrobras assinaram um memorando de entendimentos, cuja proposta é trazer os melhores processos e melhores práticas, além de discussões em torno do fornecimento do gás natural no Brasil.

A parceria, fruto de um trabalho que iniciou em agosto do ano anterior entre as equipes técnicas das respectivas entidades, resultou em um Grupo de Trabalho que, por sua vez, entre 34 iniciativas discutidas durante esse período, elegeu o gás natural como tema mais importante para a indústria química nacional.

Segundo André Passos Cordeiro (foto), presidente executivo da Abiquim, o documento, que viabiliza o ambiente de negócios para o acesso ao gás natural de uma maneira formal, correta e dentro de critérios e regras de governança e conformidade, é um marco nos 60 anos de existência da entidade. “Esse memorando de entendimentos demonstra, sobretudo, a relevância da indústria química e o desejo de aproximação desta empresa tão importante para o setor.”

Na prática, esse protocolo inédito e histórico na trajetória da indústria química brasileira

tem por objeto desenvolver oportunidades para a Petrobras e para os associados da Abiquim com o objetivo de identificar, por meio de reuniões e fóruns, novos potenciais de contratos de compra e venda de gás natural e/ou energia.

O documento está alinhado com os novos ajustes da política comercial da Petrobras que agora conta, a depender do cliente, com produtos para venda de gás diversificados em prazos, com base em diferentes indexadores de preços, assim como local de entrega estabelecido em contrato e flexibilidade para contratação de volumes a longo prazo.

Abiquim – Completando 60 anos em 2024, a Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A Associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha e contribui ativamente para as mudanças na legislação em prol da competitividade e desenvolvimento do setor e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior.  Ao longo dessas seis décadas de existência representando o setor químico, a Abiquim segue com voz ativa, dialogando com seus stakeholders e buscando soluções para que a indústria química brasileira faça o que vem fazendo de melhor: ser a indústria das indústrias.

Sobre a Indústria Química

Provedora de matérias-primas e soluções para diversos setores econômicos - agricultura, transporte, automobilístico, construção civil, saúde, higiene e até aeroespacial - a indústria química instalada no Brasil é a mais sustentável do mundo. Para cada tonelada de químicos produzida, ela emite de 5% a 51% menos CO2 em comparação a concorrentes internacionais, além de possuir uma matriz elétrica composta por 82,9% de fontes renováveis – no mundo, essa média é de 28,6%. Esta marca só foi possível graças a uma série de pesquisas, inovações e melhorias que foram introduzidas pela química ao longo dos anos, paulatinamente, como a eletrificação de equipamentos e produção in loco de energia renovável, bem como a migração de fontes fósseis para insumos alternativos, como o etanol.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.