A Eletrosul Centrais Elétricas S.A., controlada da Eletrobras, recebeu oito propostas para a implantação do projeto Megawatt Solar - usina fotovoltaica com capacidade para um megawatt-pico -, que será instalada no edifício-sede da estatal, em Florianópolis (SC).
O prazo para entrega das propostas para a concorrência internacional terminou às 11 horas de segunda-feira (2). A partir das 15 horas, foi iniciada a sessão pública de abertura dos envelopes com os documentos de habilitação preliminar. Nessa etapa, serão avaliadas a parte jurídica (de constituição da empresa ou consórcio), a qualificação econômico-financeira, a regularidade fiscal e a qualificação técnica.
O relatório com as empresas habilitadas será publicado em Diário Oficial. Passado prazo para eventuais recursos, será realizada a etapa de abertura das propostas comerciais. A classificação se dará pelo menor preço. A empresa que oferecer o menor preço e atender em seu projeto todas as especificações técnicas do edital será declarada vencedora.
O projeto prevê a instalação de módulos fotovoltaicos (painéis que captam os raios solares e transformam em energia elétrica) nas coberturas do prédio e dos estacionamentos da Eletrosul, totalizando uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados.
De acordo com a diretoria da Eletrosul, a intenção é que ele sirva de estímulo para que iniciativas semelhantes se repliquem no Brasil e, também, que aprofunde as pesquisas na área de geração fotovoltaica.
O projeto é inédito no Brasil, considerando o modelo (integrado à edificação), o porte da usina e a forma de comercialização. O orçamento do projeto definido no edital é de aproximadamente R$ 9,45 milhões e será parcialmente financiado pelo banco de fomento alemão KfW.