A Seção Latino-Americana da American Nuclear Society (LAS/ANS) realiza, de hoje (16/06) a quarta-feira (18), seu simpósio anual. O evento acontece no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, e tem entre os patrocinadores a Eletronuclear. Com o objetivo é promover a integ
EletronuclearA Seção Latino-Americana da American Nuclear Society (LAS/ANS) realiza, de hoje (16/06) a quarta-feira (18), seu simpósio anual. O evento acontece no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, e tem entre os patrocinadores a Eletronuclear. Com o objetivo é promover a integração dos profissionais do setor e permitir a troca de informações sobre as diversas aplicações da energia nuclear.
Sob o tema central "Retomada da Construção de Usinas Nucleares na América Latina”, o simpósio 2008 abordará, entre outros assuntos a matriz da energia nos países latino-americanos e a contribuição da energia nuclear; o status das usinas nucleares, em construção, na América Latina; o progresso na implantação das centrais nucleares de nova geração; o ciclo de combustível nuclear e sistemas de salvaguarda em países latino-americanos; o progresso nas tecnologias de repositórios para combustíveis irradiados; as tecnologias e os programas internacionais para a não-proliferação de armas nucleares; e os avanços nas aplicações nucleares nos países da América Latina.
Durante o simpósio haverá palestras e sessões técnicas. Hoje, o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, participará de uma mesa redonda intitulada “Perspectivas de expansão nuclear na América Latina”. Dois profissionais da empresa apresentarão trabalhos no dia 18 de junho: Sérgio Mathias, às 14h30, fará uma comparação de custos entre usinas termelétricas convencionais e Angra 3; e Cícero Santos, às 16h, discorrerá sobre a estocagem de combustível irradiado. Nesse mesmo dia, será realizada a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva do LAS e também serão entregues os prêmios de personalidade do ano, de melhor trabalho e o de mídia.
Como parte das atividades do evento, haverá, no dia 19 de junho, um seminário especial direcionado à questão nuclear brasileira. Intitulado “A Energia Nuclear, a Matriz Energética Brasileira, e o Monopólio da Tecnologia Nuclear no Brasil”, o seminário abordará, em cinco painéis, ações para assegurar a consolidação dos projetos nucleares e flexibilização do setor. Othon Silva participará do primeiro painel, que discutirá como a energia nuclear contribui para a consecução do Plano Nacional de Energia - PNE 2030.
Nesta edição do simpósio, procurando intensificar o relacionamento e os negócios entre diversos atores do segmento nuclear, acontece, paralelamente, a I Expo Nuclear Energy Technology Rio 2008, feira de produtos e serviços sobre o setor.
Fale Conosco