A Eletronorte realizou na manhã desta segunda-feira (01.02) a abertura das cinco comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel, localizada no Município de Candeias do Jamari, no estado de Rondônia. A operação foi realizada em razão do atual período de inverno, com chuvas acima da média que poderiam levar a água acumulada no reservatório da Usina (que tem mais de 300 km² extensão) a atingir o nível máximo a qualquer momento, isto é, a cota de 87,40, medida acima do nível do mar. Nesta segunda-feira, o nível do reservatório iniciou o dia na cota 86,81.
De acordo com o gerente Regional de Transmissão de Rondônia e Acre, Edgard Temporim Filho, o procedimento foi um consenso entre a Eletronorte e o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS. "Houve um acordo entre a Empresa e o ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação da geração e da transmissão de energia elétrica no Brasil. Como consequência, a Eletronorte tomou todas as providências necessárias, seja na área operacional ou na social", disse o gerente.
A equipe de Meio Ambiente da Eletronorte realizou com antecedência o trabalho de conscientização dos ribeirinhos que moram nas áreas de várzea à jusante de Samuel, bem como atuou junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ao Poder Executivo. "Sempre que há a previsão da abertura do vertedouro nossa equipe faz o comunicado à população que reside à jusante da Usina. Da mesma forma, esta operação coroa as ações de Operação e Manutenção da Usina, realizadas em perfeita harmonia com os moradores, aliada aos interesses e necessidades das sociedades de Rondônia e Acre", revela Fernando Bastos, coordenador do Meio Ambiente.
O vertedouro foi aberto pela última vez no mês de abril de 2006, quando o nível da água do lago atingiu a cota de abertura (87,30m), que é medida a partir do nível do mar. As comportas podem despejar no rio Jamari até um milhão e trezentos mil litros de água por segundo, enquanto permanecer o período chuvoso.