Energia

Eletrobras se reúne para discutir proposta por EDP

Agência Estado
13/10/2011 15:37
Visualizações: 484
A diretoria da Eletrobras se reunirá na tarde desta quinta-feira (13) com o presidente do Conselho da estatal, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, para discutir a proposta da empresa para compra de participação na portuguesa EDP.

A informação é do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto.

Segundo ele, a disputa pela fatia na EDP envolverá preço, sistema de governança e um projeto industrial para o grupo português. São esses os temas que serão discutidos com Zimmermann, em reunião prevista para começar às 16h.

"Queremos disputar (a participação na EDP)", disse o presidente da Eletrobras. "mas não vamos fazer loucura. Vamos ver o que é razoável", acrescentou.

No final de setembro, Carvalho Neto viajou a Portugal, onde teve novas discussões sobre a EDP. "Recebemos a carta do governo (português) com as condições. Analisamos tudo e faremos hoje uma apresentação ao presidente do conselho", disse Carvalho Neto.

Em 29 de setembro, uma fonte disse à Reuters que a opção do governo português por uma venda direta da Energias de Portugal (EDP), em vez de leilão, pode facilitar a compra da fatia de 20% da empresa pela Eletrobras.

A avaliação dentro da Eletrobras é de que, para a operação ser viável, o valor de compra da EDP precisa assegurar a futura rentabilidade do negócio, segundo disse a fonte à época.

O governo português quer concluir a venda de parte da EDP que possui até o fim de 2011 para cumprir os compromissos assumidos dentro do plano de resgate concedido pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de 78 bilhões de euros.


Etanol

Após participar de reunião com Carvalho Neto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse a jornalistas que entre a próxima sexta-feira (14) e a segunda-feira (17) da semana que vem sairá a Medida Provisória que trata do financiamento aos estoques de etanol. A proposta do governo, segundo ele, é viabilizar estoques de três meses.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.