Energia

Eletrobras se reúne para discutir proposta por EDP

Agência Estado
13/10/2011 15:37
Visualizações: 282
A diretoria da Eletrobras se reunirá na tarde desta quinta-feira (13) com o presidente do Conselho da estatal, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, para discutir a proposta da empresa para compra de participação na portuguesa EDP.

A informação é do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto.

Segundo ele, a disputa pela fatia na EDP envolverá preço, sistema de governança e um projeto industrial para o grupo português. São esses os temas que serão discutidos com Zimmermann, em reunião prevista para começar às 16h.

"Queremos disputar (a participação na EDP)", disse o presidente da Eletrobras. "mas não vamos fazer loucura. Vamos ver o que é razoável", acrescentou.

No final de setembro, Carvalho Neto viajou a Portugal, onde teve novas discussões sobre a EDP. "Recebemos a carta do governo (português) com as condições. Analisamos tudo e faremos hoje uma apresentação ao presidente do conselho", disse Carvalho Neto.

Em 29 de setembro, uma fonte disse à Reuters que a opção do governo português por uma venda direta da Energias de Portugal (EDP), em vez de leilão, pode facilitar a compra da fatia de 20% da empresa pela Eletrobras.

A avaliação dentro da Eletrobras é de que, para a operação ser viável, o valor de compra da EDP precisa assegurar a futura rentabilidade do negócio, segundo disse a fonte à época.

O governo português quer concluir a venda de parte da EDP que possui até o fim de 2011 para cumprir os compromissos assumidos dentro do plano de resgate concedido pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de 78 bilhões de euros.


Etanol

Após participar de reunião com Carvalho Neto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse a jornalistas que entre a próxima sexta-feira (14) e a segunda-feira (17) da semana que vem sairá a Medida Provisória que trata do financiamento aos estoques de etanol. A proposta do governo, segundo ele, é viabilizar estoques de três meses.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.