Energia

Eletrobras e empresa chinesa já fizeram oferta por EDP

Agência Reuters
21/10/2011 20:30
Visualizações: 329
A estatal brasileira Eletrobras e uma empresa chinesa já apresentaram nesta sexta-feira (21) propostas ao governo de Portugal pela fatia de cerca de 20% detida por Lisboa na empresa de energia EDP.

A informação é do presidente da Energias do Brasil (EDP Brasil), subsidiária do grupo português, António Pita de Abreu.

"A notícia que tenho é que já foram entregues duas propostas, uma da Eletrobras e outra de uma empresa chinesa muito grande... No fim do dia já vamos saber tudo. Tem várias empresas interessadas, muitas", disse o executivo a jornalistas na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, ao participar de evento da EDP Brasil.

Lisboa pretende vender a participação que tem na EDP até o fim deste ano para cumprir com as obrigações do pacote de ajuda da União Europeia a Portugal.

Pita de Abreu acredita que o processo de venda da fatia da EDP pelo governo português deva estar concluído até o início de dezembro.

O executivo não quis comentar sobre a possível entrada da Eletrobras no bloco de controle da companhia. "Neste momento, até por causa do processo, não podemos falar... Mas no Brasil temos parceria com a Eletrobras em usinas que vão muito bem", acrescentou, ao mencionar duas hidrelétricas no Estado do Tocantins.

Um porta-voz da EDP em Lisboa disse à Reuters que a empresa não comentaria o assunto.

A imprensa portuguesa tem noticiado que haveria vários grandes grupos internacionais interessados em comprar uma participação na EDP.

Além da Eletrobras, que manifestou publicamente em diversas ocasiões sua vontade de entrar no capital da EDP, estariam de olho em uma fatia da empresa de Portugal os alemães da RWE e da E.ON e os franceses da EDF e da GDF Suez, bem como a chinesa China Power Internacional.

A argelina Sonatrach e o fundo soberano IPIC, do Abu Dhabi, no passado mostraram-se disponíveis para aumentar as suas posições na EDP para além dos atuais 2 e 4%, respectivamente.

A espanhola Iberdrola, maior acionista privada com 6,8% da EDP, não deverá aumentar a sua participação, segundo analistas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.