Energia

Eletrobras e empresa chinesa já fizeram oferta por EDP

Agência Reuters
21/10/2011 18:30
Visualizações: 352
A estatal brasileira Eletrobras e uma empresa chinesa já apresentaram nesta sexta-feira (21) propostas ao governo de Portugal pela fatia de cerca de 20% detida por Lisboa na empresa de energia EDP.

A informação é do presidente da Energias do Brasil (EDP Brasil), subsidiária do grupo português, António Pita de Abreu.

"A notícia que tenho é que já foram entregues duas propostas, uma da Eletrobras e outra de uma empresa chinesa muito grande... No fim do dia já vamos saber tudo. Tem várias empresas interessadas, muitas", disse o executivo a jornalistas na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, ao participar de evento da EDP Brasil.

Lisboa pretende vender a participação que tem na EDP até o fim deste ano para cumprir com as obrigações do pacote de ajuda da União Europeia a Portugal.

Pita de Abreu acredita que o processo de venda da fatia da EDP pelo governo português deva estar concluído até o início de dezembro.

O executivo não quis comentar sobre a possível entrada da Eletrobras no bloco de controle da companhia. "Neste momento, até por causa do processo, não podemos falar... Mas no Brasil temos parceria com a Eletrobras em usinas que vão muito bem", acrescentou, ao mencionar duas hidrelétricas no Estado do Tocantins.

Um porta-voz da EDP em Lisboa disse à Reuters que a empresa não comentaria o assunto.

A imprensa portuguesa tem noticiado que haveria vários grandes grupos internacionais interessados em comprar uma participação na EDP.

Além da Eletrobras, que manifestou publicamente em diversas ocasiões sua vontade de entrar no capital da EDP, estariam de olho em uma fatia da empresa de Portugal os alemães da RWE e da E.ON e os franceses da EDF e da GDF Suez, bem como a chinesa China Power Internacional.

A argelina Sonatrach e o fundo soberano IPIC, do Abu Dhabi, no passado mostraram-se disponíveis para aumentar as suas posições na EDP para além dos atuais 2 e 4%, respectivamente.

A espanhola Iberdrola, maior acionista privada com 6,8% da EDP, não deverá aumentar a sua participação, segundo analistas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Investimento
Indústria de O&> prioriza investimento em tecnologia de ...
02/12/25
Refino
Petrobras irá investir cerca de R$12 bilhões na ampliaçã...
02/12/25
Posicionamento
Proposta de elevação da alíquota do Fundo Orçamentário T...
01/12/25
Gás Natural
Distribuição de gás canalizado é crucial para a modicida...
01/12/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Centro de Formação Profissional da Universidade Tiradent...
01/12/25
Levantamento Sísmico
TGS inicia pesquisa na Bacia de Pelotas
01/12/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
01/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.