Energia Elétrica

Eletrobras conclui instalação de polos do Innovation Grid nas cinco regiões do país

Empresa inaugurou, no último dia 28, o Polo Norte, em Belém (PA); Polo Sul, em Florianópolis, completa um ano de operação em dezembro.

Redação TN Petróleo/Assessoria Eletrobras
12/12/2024 13:16
Eletrobras conclui instalação de polos do Innovation Grid nas cinco regiões do país Imagem: Divulgação ANELL Visualizações: 2245

A Eletrobras concluiu em novembro a instalação dos seus cinco polos regionais que compõem o Innovation Grid, a plataforma de conexão da Companhia aos ecossistemas de inovação formados por startups, universidades, centros de pesquisa e empresas de base tecnológica.

O objetivo é identificar empresas, talentos e oportunidades de parcerias para desenvolver soluções que promovam maior segurança e confiabilidade para as operações de geração, transmissão e comercialização de energia e que façam frente aos desafios locais e globais do setor. A empresa instalou polos de inovação no Rio de Janeiro (Polo Sudeste), no Recife (Nordeste), em Belém (Norte), em Goiânia (Centro-Oeste) e em Florianópolis (Sul).

O Innovation Grid busca por soluções em quatro módulos: Power UP, para a contratação de startups e empresas do ecossistema de inovaçãocom soluções maduras ; Spark, para o desenvolvimento de protótipos e identificação de talentos com estudantes de universidades, institutos de ensino e de pesquisa; Tech Partnership, para a conexão com universidades e institutos de pesquisa e empresas para superar barreiras e ampliar horizontes em uma jornada de co-desenvolvimento; e Tech Transfer, para a transferência de tecnologias desenvolvidas pela Eletrobras ao mercado

"Cada polo do Innovation Grid tem a sua particularidade. Termos hubs nas cinco regiões do país nos permite uma conexão mais individualizada com esses ecossistemas de inovação, dado que cada região tem as suas características próprias de produção tecnológica e acadêmica. Nosso objetivo é manter um relacionamento estreito com esses atores para trazermos soluções de valor para a Eletrobras, para o setor de energia elétrica e para a sociedade", disse o gerente de Inovação Aberta e de Ecossistemas da Eletrobras, Pedro Brito.

O espaço inaugurado mais recentemente foi o Polo Norte, em Belém (PA), instalado no último dia 28 no PCT Guamá, um hub de inovação para a Amazônia, região estratégica para os esforços de transição energética e desenvolvimento sustentável no país. Belém foi escolhida por seu papel relevante na economia da Amazônia, por sediar, no próximo ano, as discussões da COP 30, a cúpula climática da ONU, e por estar no mesmo estado de importantes ativos da Eletrobras Eletronorte, como a hidrelétrica de Tucuruí.

No último dia 21, a Eletrobras inaugurou o Polo Centro-Oeste, em Goiânia (GO). O polo foi instalado no Hub Goiás, um importante espaço dedicado à tecnologia no Centro-Oeste, com o intuito de aproximar a empresa da academia, institutos de pesquisa, startups e empresas da região.

O Polo Sudeste foi inaugurado no dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). O hub funciona no Porto Maravalley, espaço na zona portuária da cidade criado pela Prefeitura do Rio e que reúne diversas empresas de tecnologia e também o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A ideia é que a Eletrobras mantenha um diálogo constante com as empresas e instituições do local na busca por soluções inovadoras para a sua operação.

O Polo Nordeste, inaugurado em abril no Recife (PE), foi instalado no Porto Digital, o principal centro de tecnologia da região. A ideia é estreitar laços com os principais atores locais para soluções na área de transição energética e sustentabilidade.

No próximo dia 21, o Polo Sul, em Florianópolis (SC), completa um ano de funcionamento no Centro de Inovação ACATE Primavera, mantido pela Associação Catarinense de Tecnologia. A empresa lançou desafios de inovação voltados para startups para questões relativas à otimização do relacionamento com o cliente com critérios ESG e também para aperfeiçoar os seus treinamentos de segurança.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.