Energia Nuclear

Edital de montagem de Angra 3 sai na próxima semana

Agência Estado
28/07/2011 19:32
Visualizações: 100
O edital de montagem eletromecânica da usina nuclear Angra 3 deve sair na próxima semana, afirmou hoje (28) o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva. "O edital de montagem eletromecânica deve sair na semana que vem. Dos grandes contratos, este é o último". Depois de sucessivos adiamentos, o lançamento do edital deve abrir uma disputa por contratos de aproximadamente R$ 2 bilhões, segundo estimativas do executivo.

"Vamos fazer um edital que inclui toda a montagem eletromecânica da parte das turbinas, da parte secundária e da parte primária. Isso dá a responsabilidade integrada para o consórcio em cada área", disse. "No passado, foi feito um edital para cada área. Modernamente ninguém mais trabalha dessa forma", explicou, após participar do Seminário Internacional Livro Branco de Defesa Nacional, no Rio.

Segundo ele, a renegociação de contratos assinados para Angra 3 nos anos 80 está em fase avançada. Angra 3 teve muitos contratos assinados no início da década de 1980, juntamente aos assinados para Angra 2, pois o plano da época era para que as usinas fossem construídas paralelamente. Por causa, disso muitos contratos estão desatualizados, com valores que não correspondem aos de mercado.

"Os equipamentos principais já estão todos negociados. O que falta é muito pouca coisa. Estamos dentro do cronograma", disse Silva. Ele explicou que, em alguns casos, as empresas contratadas já não possuem mais instalações industriais, mas ainda existem juridicamente. "Temos que pagar os valores que o mercado pratica hoje. Senão, não dá dentro da tarifa prevista", disse.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19