Macaé Energy

Edição especial do Rede de Oportunidades da Firjan SENAI no Macaé Energy reúne mais de 300 fornecedores com grandes empresas

Petrobras, Equinor, Foresea, Halliburton, SLB e Ocyan ofereceram 450 oportunidades de negócio.

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
17/06/2024 10:57
Edição especial do Rede de Oportunidades da Firjan SENAI no Macaé Energy reúne mais de 300 fornecedores com grandes empresas Imagem: Divulgação Visualizações: 1877 (0) (0) (0) (0)

O último dia da primeira edição do Macaé Energy – evento correalizado pela Firjan SENAI, Sebrae RJ e Prefeitura de Macaé – foi dedicado a promoção dos negócios. Cerca de 350 representantes de empresas do encadeamento produtivo conheceram 450 oportunidades de negócios com demandas de bens ou serviços, apresentadas por seis grandes empresas dos mercados de óleo, gás e naval: Petrobras, Equinor, Foresea, Halliburton, SLB e Ocyan. Em paralelo a programação das arenas temáticas emm 13/6, o programa Rede de Oportunidades (RdO) da Firjan SENAI, com o apoio da Firjan_Peq, aproxima a indústria fornecedora fluminense de grandes demandantes deste mercado.

Ao longo das edições do RdO, a Firjan já aproximou das diversas empresas âncora convidadas mais de mil fornecedores. O programa inclui o alinhamento do player comprador com os parceiros; coleta de informações da cadeia de fornecedores, resultados e análise de demanda dos associados e monitoramento dos selecionados. Além disso, a estrutura da Firjan SENAI SESI e seus institutos foram apresentados aos fornecedores, que podem qualificar suas empresas desenvolvendo projetos para aumentar sua produtividade e melhor atender às demandas do mercado.

Felipe Siqueira, especialista de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), apresentou o RdO e a metodologia empregada pela federação. Conforme Felipe, é realizado um mapeamento e identificação das principais dificuldades de ambas os lados. Da parte do comprador, os problemas são com a coleta e entrega de materiais, falta de certificados e prazos de entrega. Já pelo lado dos fornecedores, o principal desafio é o acesso aos responsáveis pela aquisição de suprimentos. "Portanto, este programa veio para ajudar a dirimir estes gargalos", explicou.

Gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, Karine Fragoso destacou a oportunidade para as empresas construírem novas perspectivas de desenvolvimento a partir dos painéis, reunindo cerca de mil pessoas nos três dias de eventos. "O Macaé Energy não é só um evento, é uma construção contínua de um futuro cada vez mais promissor para Macaé e região Norte Fluminense", destacou.

Já o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, agradeceu à Firjan pela iniciativa e reforçou as ações em prol das indústrias na região. "Temos trabalhado muito pela melhoria do ambiente de negócios. Já temos o mercado de óleo consolidado e, agora, o gás chega com cada vez mais força. É o início de um novo processo de industrialização", ressaltou.

Arenas temáticas

O terceiro dia da Macaé Energy contou com duas salas técnicas: uma com as seis empresas âncora, que apresentaram os requisitos de contratação, processos de cadastro e oportunidades de compras disponíveis. Em seguida, os potenciais fornecedores tiraram dúvidas diretamente com os representantes das empresas âncora.

Na outra sala, ocorreram três arenas de discussão, nas quais o público recebeu informações sobre os ambientes de Saúde e Segurança Offshore, Inovação e Aplicações Sustentáveis e Práticas de Capacitação Profissional, incluindo cases sobre Trilhas de Carreira.

Na Arena Saúde e Segurança, por exemplo, especialistas da Firjan SESI apresentou seus centros de referência, portfólio e estrutura para treinamento e qualificação. Membro da Comissão Municipal da federação em Macaé e da empresas Selva Brasil, João Carlos Silva fez uma apresentação sobre certificação profissional de saúde offshore, e reforçou que a indústria de petróleo é uma das mais seguras do mundo. Já a Petrobras e a Macaé D'Or mostraram a evolução dos recursos disponibilizados nessa área.

Na Arena Inovação, a Ouronova, a Finep, a AgeRio e a Inova UFRJ Macaé apresentaram alguns dos editais voltados para financiamentos de projetos de energia renovável disponibilizados atualmente. A AgeRio destacou a possibilidade de crédito para que as soluções inovadoras, pensadas em ambientes acadêmicos, tenham apoio financeiro para se concretizarem e se tornarem soluções mercadológicas, fortalecendo a cadeia produtiva e a geração de emprego e renda. Já a Finep apresentou alguns dos editais, que totalizam mais de R$ 2 bilhões para fomento à inovação.

Na Arena Capacitação Profissional, os representantes da PRIO, Subsea, TN Petróleo (Lia Medeiros), Abimaq (Alberto Machado), Brunel (Michel Campell), Perbras (Lilian Lira) e Firjan SENAI apresentaram a série de cursos com soluções para a Indústria 4.0, revelando a contribuição com qualificação de mais de 60 mil trabalhadores nos últimos seis anos. A PRIO destacou a oferta de mais de 50 cursos para seus colaboradores, tanto com iniciativas próprias quanto com parceiros, como a Firjan SENAI, por meio do programa Reação Offshore.

O gerente-geral de Negócios da Firjan, Carlos Magno, apresentou ainda o programa Brasil Mais Produtivo, que busca aumentar a competitividade e a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas. "Não podemos deixar essa oportunidade de desenvolvimento passar. São três grandes trilhas de interesse de todas as empresas, e Macaé tem um potencial enorme de sair na frente", argumentou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
PPSA
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
11/09/25
Biocombustíveis
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Resultado
Porto Sudeste registra recordes na operação de minério d...
02/09/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Reconhecimento
Porto de Itaguaí vence em crescimento na movimentação de...
29/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23