Estaleiro

Ecovix: justiça homologa recuperação judicial do estaleiro

Redação/Assessoria
21/08/2018 12:09
Visualizações: 1624

Institucional

A juíza Fabiana Baldino, da 2ª Vara Cível de Rio Grande, homologou na última sexta-feira (17) o plano de recuperação judicial da Ecovix, que havia sido aprovado na assembleia geral de credores (AGC) no fim de junho. A partir de agora, poderá ser feita a reorganização societária com a criação de uma unidade produtiva isolada (UPI). Segundo a Ecovix, a legislação permite que uma empresa em processo de recuperação seja vendida sem que o comprador assuma as dívidas. A empresa acredita que esse modelo torna a venda mais fácil e valoriza o ativo. O argumento é que os credores poderão receber parte de seus créditos mediante a alienação da unidade, em especial a classe trabalhista.

Utilizados para o pagamento de tributos e demais dívidas do grupo, os materiais remanescentes no patrimônio seguirão com administração, venda e organização do grupo Ecovix, mesmo se houver a alienação da UPI. A empresa planeja ter atividades em Rio Grande além da montagem de unidades marítimas. "A homologação do plano descortina um cenário muito favorável ao estaleiro. Entendemos que possíveis investidores, com quem temos avançado nas conversações, se sintam mais confortáveis em desenvolver seus projetos em parceria com a empresa. É mais um passo na nossa retomada", afirmou Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix.

A Ecovix entrou com pedido de recuperação judicial no final de 2016, depois de a Petrobras ter cancelado contratos para a montagem de plataformas de petróleo. Ao todo, foram entregues cinco unidades. De acordo com Laurence Medeiros, sócio da Medeiros & Medeiros Administração Judicial, que conduziu o caso, essa recuperação judicial envolve os interesses de milhares de credores, contratos com discussões extremamente complexas, além da questão social de toda a região. De acordo com Medeiros, a homologação representa uma importante etapa vencida. “Após a realização de assembleias de credores e rodadas de negociações, a homologação do plano marca o início a uma nova fase no processo, com a implementação e o cumprimento das obrigações assumidas perante os credores”, declarou.

A Ecovix pretende ingressar nas seguintes áreas: atividade portuária, com atracação de embarcações e movimentação de cargas; reparos em plataformas petrolíferas e embarcações; processamento de aço para a indústria metalmecânica; e finalização da plataforma P-71, considerada essencial para a continuidade das atividades do estaleiro. O grupo contratou uma consultoria especializada que elaborou um estudo para avaliar a potencialidade da operação.

A empresa diz que a movimentação de carga – que precisará de autorização do governo estadual e órgãos reguladores – não afetará a operação naval. O processamento de aço, corte e dobra, por exemplo, poderá ser feito em paralelo, utilizando os equipamentos instalados no estaleiro. Na área do dique seco, a Ecovix prospecta interessados no mercado para finalizar a P-71, que estaria 30% montada. Outra opção de utilização do local é a manutenção e reparo de estruturas marítimas. Por ter um dos maiores diques secos do país, o estaleiro é capaz de abrigar plataformas que precisam de rápida manutenção e limpeza.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.