BNamericas
A petroleira estatal colombiana Ecopetrol lançou o processo de pré-qualificação para um contrato turnkey para modernizar e ampliar sua refinaria em Cartagena, informou a empresa em um comunicado na terça-feira (06/12).
O processo de pré-qualificação de estenderá até o dia 20 de janeiro de 2006.O projeto está desenhado para aumentar a capacidade de processamento da refinaria dos 75 mil barris por dia de petróleo para 140 mil barris por dia, segundo a Ecopetrol.
A maior produção da refinaria se distribuirá principalmente no mercado nacional e nos mercados internacionais como o Caribe e Estados Unidos, informou a petroleira.
Os investidores se pré-qualificarão primeiro em função de sua capacidade para completar o projeto e experiência contruindo projetos semelhantes em grande escala.
Logo após a pré-qualificação, começará a segunda fase da pré-seleção na qual a Ecopetrol avaliará as aptidões legais, técnicas e financeiras dos investidores potenciais, acrescentou a empresa.
As ofertas serão recebidas até junho de 2006 e o contrato será assinado em julho, segundo o cronograma da Ecopetrol publicado em sua página web. A construção deverá ser concluída em 2010.
A refinaria se encontra na zona industrial de Mamonal, a oeste da cidade de Cartagena na costa caribenha do norte da Colômbia. A refinaria tem acesso ao oceâno Atrlântico e ao interior do país mediante o Canal del Dique e dutos petroleiros.
A refinaria, uma das quatro instalações deste tipo da Ecopetrol, foi construída em 1965 e atualmente exporta cerca de 43 mil barris por dia, o que representa 18% do total de exportações da Ecopetrol.
Não houve executivos da Ecopetrol disponíveis imediatamente na quarta-feria para responder às perguntas da BNamericas.
Fale Conosco
22