América do Sul

Ecopetrol amplia prazo de pré-qualificação para refinaria em Cartagena

BNamericas
25/01/2006 02:00
Visualizações: 101

Ecopetrol, a petroleira estatal colombiana, estendeu até 30 de janeiro o prazo estipulado para apresentar os documentos de pré-qualificação para um contrato turn-key para a modernização e expansão de sua refinaria em Cartagena, informou a companhia em um comunicado. O prazo anterior era até 20 de janeiro.

O prazo foi ampliado porque algumas companhias interessadas no contrato não conseguiram reunir a documentação a tempo, disse a BNamericas uma fonte da Ecopetrol.
 
A fonte não quis revelar os nomes das empresas que participam no processo de pré-qualificação.

A Ecopetrol estudará as propostas das empresas após o processo de pré-qualificação e publicará um informa de avaliação em 9 de fevereiro, segundo o comunicado.

O projeto Cartagena está desenhado para aumentar a capacidade de processamento da refinaria dos atuais 75 mil barris por dia (b/d) de petróleo a 140 mil b/d, segundo informação publicada anteriormente por BNamericas.

A maior produção da refinaria se distribuirá principalmente no mercado nacional e nos mercados internacionais como no Caribe e Estados Unidos.

Os investidores se pré-qualificarão primeiro em função de sua capacidade para executar o projeto e por sua experiência na construção de projetos similares em grande escala.

A prorrogação do prazo do processo de pré-qualificação não afetará as datasposteriores do processo de licitação, informou a fonte.

Depois da pré-qualificação, começará a segunda fase de pré-seleção na qual a Ecopetrol avaliará as aptidões legais, técnicas, operativas e financeiras dos potenciais investidores.

As ofertas serão recebeidas até junho de 2006 e o contrato será assinado em julho, segundo o cronograma da Ecopetrol publicado em sua página web. A construção deverá ser concluída em 2010.

A refinaria se encontra na zona industrial Mamonal, a oeste da cidade de Cartagena na costa caribeña, ao norte da Colômbia. A refinaria tem acesso ao oceâno Atlântico e ao interior do país mediante o Canal do Dique e oleodutos.

A refinaria, uma das quatro instalações deste tipo da Ecopetrol, foi construída em 1956 e atualmente exporta cerca de 42.800 barris por dia, o que representa 18% do total de exportações da Ecopetrol.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13