Energia solar

Economia: telhados solares geram mais de 600 megawatts de energia

Redação/Assessoria
08/03/2019 13:23
Visualizações: 219

Com todo o cenário favorável para a geração elétrica a partir da luz do sol, o Brasil apresenta um número cada vez maior de seus consumidores gerando a própria energia por meio de placas solares como solução para as altas contas de luz.

Até o 1º de março de 2019, o número de telhados com sistemas instalados no país era de 60.579, segundo os dados oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que regula o segmento de geração distribuída.

Quando somados, esses sistemas são capazes de produzir uma potência aproximada de 625,4 megawatts, quantidade de energia maior que a produção de muitas hidrelétricas do Brasil.

Comparado ao mesmo período de 2018, o crescimento é de impressionantes 168,75%, quando o país registrava 25.990 sistemas gerando 232,7 megawatts de energia.

Nesses sistemas, que funcionam em conjunto com a rede da distribuidora, a luz do sol é convertida diretamente em energia elétrica e alimenta todo o imóvel, com qualquer excedente sendo injetado na rede elétrica e convertido em créditos energéticos.

Nos períodos noturnos ou de templos nublados, a energia da rede é usada para compensar a produção do sistema e, ao final do mês, todo esse consumo pode ser abatido pelos créditos gerados, permitindo uma redução de até 95% na conta de luz.

Essa garantia de redução na conta atrai consumidores que, através de linhas de financiamento exclusivas para a solar, apostam a cada ano na tecnologia, popularizando-a e contribuindo para a queda de 75% em seus custos nos últimos 10 anos.

Com um futuro de contas de luz desanimadoras, é esperado que os brasileiros sigam apostando nas placas e tudo mais sobre energia solar como forma de economizar no orçamento, sendo estimados pela ANEEL um público de 886.700 deles até 2024.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20