Estaleiro Atlântico Sul

EAS e Samsung assinam contrato de cooperação tecnológica

Executivos do estaleiro Atlântico Sul e da Samsung realizaram, na última quinta-feira (12), no Rio de Janeiro, a formalização de contrato de cooperação tecnológica. Com isso, o Atlântico Sul amplia a parceria com a Samsung, terceiro player mundial do setor e que já havia desenhado o projeto

Da redação
16/07/2007 00:00
Visualizações: 911
Por Cassiano Viana

Executivos do estaleiro Atlântico Sul e da Samsung realizaram, na última quinta-feira (12), no Rio de Janeiro, a formalização de contrato de cooperação tecnológica. Com isso, o Atlântico Sul amplia a parceria com a Samsung, terceiro player mundial do setor e que já havia desenhado o projeto do estaleiro. Presente na ocasião, dentre vários executivos da Samsung, o CFO da companhia, Seo-Yoon Kim.

“A escolha pelo design dos navios da Samsung foi pela exigência de uma performance garantida”, afirmou o presidente do estaleiro Atlântico Sul, Paulo Haddad, não descartando a ampliação da parceria. “O grupo tem interesse em contar com um parceiro tecnológico como sócio”, comentou.

Segundo o executivo, a participação da PJMR Empreendimentos deve aumentar para 10% nos próximos seis meses. “A participação das construtoras está dividida hoje em 49,5% da Camargo Corrêa, 49,5% da Queiroz Galvão e 1% da PJMR Empreendimentos. Com isso a parte técnica brasileira tende a crescer”, comentou Haddad.

“As obras já estão na fase de fundação. Já encomendamos as estacas e pranchas, bem como os galpões e o material para o dique, que deve ser recebido no início de agosto”, afirmou Haddad. “A previsão é que as oficinas e os prédios fiquem prontos em até 12 meses”, disse.

Estão sendo investidos R$ 670 milhões no Estaleiro Atlântico Sul, que terá 78 hectares totais e uma capacidade de processamento de 100 mil toneladas anuais de aço, o que dará ao estaleiro a possibilidade, por exemplo, de construir anualmente até quatro navios petroleiros do tipo Suezmax, cada um deles capaz de transportar 1 milhão de barris de petróleo.

A área industrial coberta do empreendimento terá 110 mil metros quadrados e o estaleiro contará com um cais de 700 metros de extensão, sendo atendido por dois guindastes com capacidade de 35 toneladas, além de 240 mil metros quadrados destinados aos serviços de construção, montagem e reparo de unidades offshore.

A previsão do portifólio do Atlântico Sul é que sejam fabricados diversos tipos de embarcações de grande porte, dentre tankers, graneleiros e conteiners, além de plataformas para exploração offshore de petróleo., ,, ,, ,, ,
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.