Em audiência com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Velez, em Bogotá, o presidente da Petrobras afirmou que os estudos preliminares sobre o campo gigante de Tyrona sugerem uma visão otimista para região.
RedaçãoEm audiência com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Velez, em Bogotá, nesta terça-feira (19/04), o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, reafirmou o interesse da companhia em investir mais em exploração e produção na Colômbia. Segundo Dutra, os estudos sobre o campo gigante de Tyrona sugerem uma visão otimista.
A Petrobras contratou uma área de 45 mil km² (maior do estado do Rio de Janeiro) na região de Tyrona. Esta será a primeira experiência colombiana de E&P em águas profundas e ultraprofundas. Segundo Dutra disse a Uribe, os estudos preliminares da região indicam sugerem uma visão otimista da região.
Durante a audiência, o Presidente da Petrobras apresentou os resultados satisfatórios de outros contratos executados pela Companhia ressaltando a importância dos acordos com a Ecopetrol, empresa estatal de petróleo colombiana.
Nos dois dias em que esteve na Colômbia, Dutra empossou o novo Gerente Geral da Petrobras Colômbia, o geólogo Dirceu Abrahão, em substituição ao engenheiro Paulo César Aquino, que esteve por cinco anos à frente da subsidiária da Petrobras naquele país.
Participaram da cerimônia de posse o Ministro de Minas e Energia da Colômbia, Luís Ernesto Mejía; o presidente da estatal Ecopetrol, Isaac Ianovich; os diretores da Petrobras da área Internacional, Nestor Cerveró, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa ; o Gerente Executivo das Américas, África e Eurásia, João Figueira; e a Embaixadora brasileira na Colômbia, Maria Celina de Azevedo Rodríguez. Os diretor Cerveró e Costa participaram também da audiência com o presidente Uribe.
Segundo nota enviada pela Petrobras, nos 19 anos de atuação na Colômbia, a Petrobras já investiu cerca de US$ 600 milhões. Atualmente participa da exploração e produção em 12 blocos. Em 2000, realizou a maior descoberta de petróleo dos últimos 15 anos em território colombiano, o campo produtor de Guando, localizado na região central.
A Petrobras Colômbia contribui com 11% do total da produção colombiana de petróleo (50 mil barris diários), gera 1.500 empregos diretos e é considerada modelo internacional de gestão pela Associação Nacional de Engenheiros de Petróleo da Colômbia.
Fale Conosco
22