IBP

Durante seminário no IBP, Bento Albuquerque do MME fala sobre novas perspectivas do setor de O&G no Brasil

Redação/Assessoria MME
16/04/2019 19:28
Visualizações: 2181

Bento Albuquerque do MME, discursou hoje, 16/04, sobre as novas perspectivas do setor e a abertura de gás natural no seminário “Oportunidades do Setor de Óleo & Gás para o Brasil” do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em Brasília. Os temas foram tratados dentro do painel “Agenda do Futuro”.

“Temos priorizado desenvolver ações para promover a abertura do mercado de gás natural e executar um calendário plurianual de leilões de áreas para exploração e produção, com destaque para a licitação dos volumes excedentes da Cessão Onerosa”, afirmou Bento Albuquerque.

Institucional

Foram realizadas reuniões individuais com 16 empresas do setor para prestar esclarecimentos e aumentar a confiança sobre a participação no Leilão dos Excedentes da Cessão Onerosa. “Nos empenhamos para propiciar um ambiente de confiança e transparência e atrair o interesse das empresas de petróleo de diversas partes do mundo, em razão das grandes dimensões, da altíssima produtividade e do baixo risco envolvido. ”

O Ministro ainda citou a realização da 6ª Rodada de Partilha de Produção e da 16ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios que acontecerão ainda este ano. “Com essas licitações e com as programadas para 2020 e 2021, atenderemos a uma demanda do setor, com relação à previsibilidade de oferta de blocos. Esse planejamento, certamente, contribuirá para a consolidação da presença das empresas petrolíferas no país, atraindo investimentos e gerando emprego e renda.”

Quanto ao gás natural, o Ministro destacou o lançamento do programa “Novo Mercado de Gás”, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e desenvolvido em parceria com o Ministério da Economia (ME), com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O programa é fundamentado em quatro pilares: promoção da concorrência; integração do gás com os setores elétrico e industrial; harmonização das regulações estaduais e federais; e remoção de barreiras tributárias. “Estamos diante de uma rara oportunidade para revolucionar o setor. É prioritário para o governo criar um ambiente de mercado que favoreça a competição, os investimentos nacionais e estrangeiros e a redução dos preços. ”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23