IBP

Durante seminário no IBP, Bento Albuquerque do MME fala sobre novas perspectivas do setor de O&G no Brasil

Redação/Assessoria MME
16/04/2019 19:28
Visualizações: 2036

Bento Albuquerque do MME, discursou hoje, 16/04, sobre as novas perspectivas do setor e a abertura de gás natural no seminário “Oportunidades do Setor de Óleo & Gás para o Brasil” do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em Brasília. Os temas foram tratados dentro do painel “Agenda do Futuro”.

“Temos priorizado desenvolver ações para promover a abertura do mercado de gás natural e executar um calendário plurianual de leilões de áreas para exploração e produção, com destaque para a licitação dos volumes excedentes da Cessão Onerosa”, afirmou Bento Albuquerque.

Institucional

Foram realizadas reuniões individuais com 16 empresas do setor para prestar esclarecimentos e aumentar a confiança sobre a participação no Leilão dos Excedentes da Cessão Onerosa. “Nos empenhamos para propiciar um ambiente de confiança e transparência e atrair o interesse das empresas de petróleo de diversas partes do mundo, em razão das grandes dimensões, da altíssima produtividade e do baixo risco envolvido. ”

O Ministro ainda citou a realização da 6ª Rodada de Partilha de Produção e da 16ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios que acontecerão ainda este ano. “Com essas licitações e com as programadas para 2020 e 2021, atenderemos a uma demanda do setor, com relação à previsibilidade de oferta de blocos. Esse planejamento, certamente, contribuirá para a consolidação da presença das empresas petrolíferas no país, atraindo investimentos e gerando emprego e renda.”

Quanto ao gás natural, o Ministro destacou o lançamento do programa “Novo Mercado de Gás”, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e desenvolvido em parceria com o Ministério da Economia (ME), com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O programa é fundamentado em quatro pilares: promoção da concorrência; integração do gás com os setores elétrico e industrial; harmonização das regulações estaduais e federais; e remoção de barreiras tributárias. “Estamos diante de uma rara oportunidade para revolucionar o setor. É prioritário para o governo criar um ambiente de mercado que favoreça a competição, os investimentos nacionais e estrangeiros e a redução dos preços. ”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23