Asfalto

Durante evento na Revap, Petrobras apresenta asfalto mais sustentável

Produto permite economia de energia e gera menos emissões de gases de efeito estufa

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
13/03/2024 16:12
Durante evento na Revap, Petrobras apresenta asfalto mais sustentável Imagem: Ehder de Souza/Agência Petrobras Visualizações: 1379 (0) (0) (0) (0)

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (13/03), na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), a Petrobras apresentou para o mercado do Sudeste seu mais recente lançamento no segmento de asfaltos. Trata-se do CAP Pro W 30/45, que gera economia de energia na etapa de usinagem e reduz em cerca de 65% a emissão de gases de efeito estufa.

O encontro teve as presenças do vice-governador do estado de São Paulo, Felicio Ramuth; do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; além de representantes de órgãos públicos, concessionárias, empreiteiras, universidades, entre outros agentes da cadeia. Além dos ganhos ambientais e para a saúde do trabalhador envolvido na aplicação do novo asfalto, foi debatida a jornada do desenvolvimento do produto já disponível na Revap, incluindo a discussão sobre as técnicas de projeto que aumentam a durabilidade da pavimentação.

Mais sustentável e com alto desempenho

O CAP Pro W 30/45 é especialmente formulado para aplicações em temperaturas reduzidas (na etapa de usinagem e preparação do concreto asfáltico), proporcionando significativa redução do consumo energético, melhorias nas condições de trabalho e ganhos de performance. Com a aplicação em temperaturas mais baixas, estima-se uma redução em cerca de 70% dos chamados “fumos” do asfalto (vapores gerados pela alta temperatura do produto).

O novo asfalto permite uma redução da temperatura do processo de aplicação que pode chegar a cerca de 40 °C, sem prejuízos para o desempenho do concreto asfáltico. Ao mesmo tempo, pode proporcionar um aumento de 15% de produtividade na usinagem. Além disso, as características comprovadas do CAP Pro W 30/45 trazem todos os benefícios de um WMA (Warm Mix Asphalt), sem necessidade de alteração de equipamentos nos processos de pavimentação.

Linha de asfaltos CAP Pro da Petrobras

Uma nova geração de asfaltos mais sustentáveis está sendo desenvolvida pela Petrobras, em linha com a transição para o futuro de baixo carbono. Além do CAP Pro W 30/45, a companhia já comercializa também o CAP Pro AP, indicado para a pavimentação com uso de conteúdo reciclado entre 15% e 25%, incorporando o conceito de economia circular. Tanto o CAP Pro W 30/45, como o CAP Pro AP são produzidos na Revap (SP).

Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a Petrobras caminha a passos firmes para uma transição energética justa, pesquisando e incrementando os processos que geram produtos com alto desempenho e menor pegada de carbono”.

Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, o CAP Pro W é uma alternativa atual para o futuro do mercado de asfaltos: “Estamos oferecendo aos nossos clientes e à sociedade asfaltos com menores emissões, desenvolvendo a cadeia produtiva de forma mais sustentável”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22