Rio Oil & Gas 2016

Durante as palestras, teremos o mundo fascinante das novas tecnologias e das startups, diz Milton Costa Filho do IBP


25/10/2016 15:17
Durante as palestras, teremos o mundo fascinante das novas tecnologias e das startups, diz Milton Costa Filho do IBP Imagem: Divulgação Visualizações: 554

Em seu primeiro dia, a Rio Oil & Gas também apresentou a 1ª edição da Arena de Tecnologia. “Durante quatro dias, teremos aqui palestras sobre o mundo fascinante da tecnologia, startups, empresas de fortes bases, etc. Que a inovação continue sendo o combustível para os trabalhos nas empresas” resumiu o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho. Ele destacou ainda que o IBP fechou parceria com a Lloyd’s Register Energy para pesquisa focada no Brasil com o objetivo de desenvolver políticas mais aperfeiçoadas ao país.

Com o tema “Perspectivas e Desafios para o Setor de Petróleo e Gás”, a Arena do Conhecimento abriu seus trabalhos abordando uma das principais discussões da indústria petroleira mundial nos dias de hoje: as mudanças na matriz energética e seus impactos no setor. A gerente de Análise Econômica do IBP, Luciana Nunes, iniciou o debate lembrando que o consumo de energia dobrou nos últimos 30 anos, mas que hoje muito se discute como as tendências globais de consumo podem impactar nesses números.

É fato que a indústria do petróleo – um setor que em 2015 representava 46% de todos os investimentos em energia no mundo e as energias renováveis ocupavam o segundo lugar, com apenas 17% – precisa se adaptar ao novo momento, alerta Luciana. Um setor que vem acompanhando mudanças tecnológicas que também irão impactar na demanda por energia no mundo, como é o caso dos carros elétricos. Os números mostram, no entanto, que mesmo que a frota mundial de automóveis permaneça igual, em 2030 os carros elétricos serão apenas 11% da frota mundial; hoje essa participação não chega a 0,2%.

Com a perspectiva de abertura do mercado, os especialistas debateram sobre duas importantes questões no Fórum Financeiro: a vinda de novas empresas que demandarão serviços e a possível mudança na forma como os projetos são financiados. “É imprescindível ter agenda de reformas do país e setor. Mas de nada adianta se os players não conhecerem isso. É fundamental que o Brasil implemente um programa de comunicação para players“, avaliou Fernanda Custódio, gerente da América Latina da EDC – Export Development of Canadá.

A tradicional Arena de Sustentabilidade – antes conhecida como Arena de Responsabilidade Social – teve como objetivo mostrar que o setor de petróleo e gás está alinhado com a sustentabilidade. O evento tratou dos 17 ODS – objetivos de desenvolvimento sustentável – propostos pela Organização das Nações Unidas como substituição ao “Objetivos do Milênio (ODM)”, legado da Rio +20, e das iniciativas do setor para mitigar os impactos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25