A DSM, líder mundial em Ciências da Vida e Ciências de Materiais, juntamente ao grupo holandês CSM NV, especializado em alimentos, e a Universidade de Tecnologia de Delft, lançaram no dia 15 de maio uma parceria para pesquisas em biomassa. A Instalação Piloto para Bioprocessos (BFP), baseada na cidade de Delft, na Holanda, terá como objetivo pesquisar maneiras de produzir biomassa em grande escala e gerar conhecimento para a próxima geração de bioprocessos.
O centro de pesquisa, recém-inaugurado, permitirá avanços nas etapas de pré-processamento, pré-tratamento, fermentação e processos de purificação de biomassa. A joint venture iniciará os trabalhos com equipamentos já existentes nas instalações. Novos equipamentos devem chegar nos próximos 12 a 18 meses. A chamada Instalação Piloto de Bioprocessos (BPF, em inglês), será uma opção aberta a outras empresas, universidades e institutos, que poderão trabalhar em pesquisas de aumento de produtividade para bioprocessos.
A BPF tem apoio financeiro da União Europeia, do Ministério da Economia, Agricultura e Inovação holandês, da província da Holanda do Sul e dos municípios de Roterdã, Delft e de Haia. Os dirigentes das empresas envolvidas, entre eles o CEO da DSM, Feike Sijbesma, salientaram a importância desse tipo de pesquisa de ponta na Holanda, a fim de criar oportunidades sustentáveis e biobaseadas.