O Porto de Santos deve receber nesta semana as duas dragas que vão terminar as obras de aprofundamento, para 15 metros, do canal de navegação do complexo santista, informou a Codesp. O único trecho do canal onde o serviço falta ser concluído é o de número 4, entre o Paquetá e a Alemoa. Nele, vão atuar as embarcações Xin Hai Feng, que tem capacidade para transportar 18 mil metros cúbicos de sedimentos, e Hang Jung 5001, capaz de levar 5 mil metros cúbicos.
A capacidade dos porões das dragas é uma característica importante para a velocidade dos trabalhos. Toda lama retirada (escavada ou sugada) do leito de canais ou rios é lançada nesses espaços. Quando eles ficam lotados, o serviço é interrompido e a embarcação parte até a área de bota-fora, para o descarte do material. Dessa forma, para atuar em uma mesma região, uma draga com grandes porões faz um trabalho mais rápido (para menos para esvaziar seus compartimentos de carga) do que uma de menor capacidade.
A previsão da Codesp era de que a Xin Hai Feng chegasse até o final do mês passado. No entanto, a programação foi atrasada. O presidente da Docas, José Roberto Correia Serra, explicou que a draga teve de passar por uma reforma, fato que atrasou sua vinda ao Porto.
Com a chegada das embarcações, a expectativa da estatal é que o serviço seja concluído em quatro meses. O Trecho 4 é o único pendente pois aguardava a liberação do Ibama para ser aprofundado. Os trabalhos nos demais três trechos do canal, da Barra até o Paquetá (na altura do Armazém 6), foram concluídos há cerca de seis meses.
O projeto prevê tanto aprofundar o leito navegável do estuário santista para 15 metros (antes dos trabalhos, tinha cerca de 13 metros ), como alargá-lo, de 150 para 220 metros, em média.