<P>A direção do Porto do Recife comemorou, ontem, 89 anos de atividades, em solenidade na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), no Bairro do Recife. Com o título de quinto terminal marítimo que mais recebe turistas no Nordeste, o presidente do Porto, Alexandre Catão, reafirmou aos empres?...
Folha de PernambucoA direção do Porto do Recife comemorou, ontem, 89 anos de atividades, em solenidade na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), no Bairro do Recife. Com o título de quinto terminal marítimo que mais recebe turistas no Nordeste, o presidente do Porto, Alexandre Catão, reafirmou aos empresários do segmento, presentes na cerimônia, que está cada vez mais perto de obter a liberação de R$ 24 milhões para as obras de dragagem. O aumento do calado (profundidade) de nove metros para 11,5 metros duplicará para 500 mil toneladas a capacidade de navios que circulam no Porto hoje.
“O recurso foi aprovado pela Secretaria Especial de Portos e o pedido já foi encaminhado para a Casa Civil. Assim que a verba sair, iniciaremos o processo de licitação”, declarou Catão na ACP. Ele destacou, ainda, o projeto de reforma entre os armazéns 6 e 7, para funcionar como terminal de passageiros, e a revitalização do 10 ao 17, iniciativas que deverão consumir, juntas, R$ 10 milhões. “São ações que vão reestruturar o porte operacional do Porto, levando Pernambuco ao desenvolvimento”, disse.
O presidente da ACP, Celso Muniz de Araújo, destacou a relação entre o Porto e a Associação Comercial. “A criação do Porto tem forte intimidade com a história da ACP. Antes da organização portuária, os carregamentos chegavam na barra e a circulação das mercadorias era controlada por livros especiais da Associação, isso há quase nove décadas”, relembrou.
Fonte: Folha de Pernambuco
Fale Conosco
21