<P>O presidente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais, entregou ontem (31/02) à área técnica da Secretaria Especial dos Portos, em Brasília, o projeto de dragagem do Porto do Mucuripe. Resultado de cerca de um ano de trabalho, o projeto prevê o aprofundar do calado do terminal de 10...
Portos e Navios/ O PovoO presidente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais, entregou ontem (31/02) à área técnica da Secretaria Especial dos Portos, em Brasília, o projeto de dragagem do Porto do Mucuripe. Resultado de cerca de um ano de trabalho, o projeto prevê o aprofundar do calado do terminal de 10,5 para 13 metros, o que permitirá a atracação de navios de grande porte. Nós vamos duplicar nossa capacidade e nossa produtividade, acentuou Novais.
Sérgio Novais deverá, nesta terça-feira, acertar calendário das ações burocráticas do empreendimento. Para isso, participará de reuniões com o ministro Pedro Brito, ao lado dos assessores Carlos Nascimento e Mário Jorge Moreira. Essa intervenção no Mucuripe, conforme disse, está orçada em R$ 40 milhões e os recursos não sofrerão contingenciamentos, porque a dragagem faz parte das prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Expectativa
De acordo com Sérgio Novais, a expectativa é que a licitação seja concluída em setembro deste ano para que nós possamos, no final de 2008 ou no começo de 2009, estar tocando o empreendimento, disse o dirigente das Docas. A licitação é internacional e se desenvolverá num pacote da Secretaria Especial dos Portos, que incluirá também obras nos portos de Suape (PE) e Aratu (BA).
Já o ministro Pedro Brito aproveitará viagem que fará, engajado numa comitiva do presidente Lula, para divulgar na Europa os projetos de ampliação dos portos brasileiros. O objetivo é atrair o maior número de empresas para participarem da concorrência. Brito estará no período de 9 a 11 próximos acompanhando Lula, engajado numa missão empresarial.
No roteiro de Brito, visitas aos portos de Roterdã, na Holanda, e da Antuérpia, na Bélgica, que são considerados os melhores no mundo, em se tratando de capacidade operacional e tecnologia. O ministro aproveitará para acertar acordos de cooperação com esses portos, dentro do objetivo de intercâmbio em favor da modernização do sistema portuário nacional.
Fale Conosco