Transporte

Documento levanta prioridades para transporte hidroviário

O Ministério dos Transportes lançou, no último mês de outubro, as Diretrizes da Política Nacional de Transporte Hidroviário. O documento traz uma série de sugestões para estimular a navegação de interior e será validado pel

Redação
09/11/2010 09:12
Visualizações: 699 (0) (0) (0) (0)
O Ministério dos Transportes lançou, no último mês de outubro, as Diretrizes da Política Nacional de Transporte Hidroviário. O documento traz uma série de sugestões para estimular a navegação de interior e será validado pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit) até o final do ano. Entre os tópicos abordados estão melhoria dos serviços hidroviários; priorização de trechos de interesse para o país; garantia de acessos hidroviários aos portos do Norte; capacitação de mão-de-obra; desoneração de combustíveis e lubrificantes; e política de fomento à renovação da indústria naval. 
 

O secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério, Marcelo Perrupato, disse que essas são ações que vão equilibrar a participação do transporte aquaviário na matriz brasileira. Atualmente, o modal responde por 13% do que é transportado no país. A meta do governo é de que esse índice suba para 29% em 2025.
 

“Decidimos investir onde nós identificamos que serão os fluxos naturais de escoamento de produção”, defende o secretário. Segundo ele, nos próximos 15 anos, os tradicionais portos do Sul e Sudeste não serão capazes de atender à demanda de produção do país.
 

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Meton Soares, considera o documento um avanço para o crescimento do setor. “Essas diretrizes são passos essenciais para que a navegação interior venha se desenvolver”, qualifica.
 

Soares lembra, ainda, que a publicação está alinhada com as necessidades já identificadas pelos empresários. “Alguns desses itens estão em harmonia com as reivindicações propostas por uma minuta de Medida Provisória, encaminhada pelo setor produtivo para a Presidência da República”, analisa. Segundo Soares, o documento foi encaminhado para análise do Ministério dos Transportes, que agora publica as diretrizes.
 

Prioridades
 
 
Uma das ações previstas para estimular a navegação de interior é a construção de 62 eclusas – construções que possibilitam que barcos ultrapassem a diferença de nível da água nas barragens das usinas hidrelétricas. Com isso, os rios utilizados para a geração de energia elétrica passam a ser, também, corredores hidroviários. Para tanto, o documento prevê um investimento de R$ 28,6 bilhões. “O que a gente está tentando fazer hoje é tentar enxergar a demanda do futuro para deixar a estrutura pronta”, explica Perrupato.
 

Ele afirma que, quando aprovado, o texto vai ser incorporado à Política Nacional de Logística de Transporte, que é uma das bases do Plano Plurianual (PPA) que, por sua vez, orienta a elaboração do Orçamento Geral da União (OGU). Perrupato defende que a análise desse plano seja feita em conjunto com o Plano Nacional de Energia. “Na hora em que você for fazer aquela sua barragem, eu quero um projeto de eclusa feito concomitantemente”, ilustra Perrupato. 
 

Segundo ele, caso isso não aconteça, as eclusas terão de ser construídas posteriormente às usinas. “Do mesmo jeito que a gente fez Tucuruí, quando o general Figueiredo mandou parar o projeto [da usina] e obrigou a refazê-lo para abrigar a câmara da eclusa”, relembra. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23