Nova marca

Docas do Rio passa a se chamar 'Portos Rio'

Escolhas tiveram participação determinante dos empregados da Autoridade Portuária

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/12/2022 13:24
Docas do Rio passa a se chamar 'Portos Rio' Imagem: Divulgação Visualizações: 1204

'Portos Rio' é o novo nome fantasia adotado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. O lançamento da nova marca acontece nesta segunda-feira (12), às 10h, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um abrangente processo de modernização e reposicionamento estratégico da Autoridade Portuária, que mantém sua razão social como Companhia Docas do Rio de Janeiro.  

Com a adoção do nome fantasia 'Portos Rio', a companhia busca atingir os seguintes objetivos: evidenciar a nova realidade da gestão da Autoridade Portuária; reforçar a relevância da 'Portos Rio' junto aos stakeholders; resgatar o autêntico papel de uma Autoridade Portuária; fortalecer sua imagem corporativa no setor portuário, com foco no desenvolvimento sustentável e na satisfação dos usuários dos seus portos; e mostrar seu olhar para o futuro, visando ser referência no Hemisfério Sul.  

Para o diretor-presidente da 'Portos Rio', Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, a mudança da marca revela a transformação profunda realizada na empresa durante a atual gestão e consolida a credibilidade conquistada nos últimos anos. "A nova marca reflete o trabalho técnico, sério e incansável desenvolvido pelas equipes administrativas e operacionais em dezenas de ações e projetos executados no intuito de aperfeiçoar os processos da companhia e modernizar a infraestrutura dos portos que administra, o que nos levou a alcançar mais eficiência, agilidade, transparência e competitividade", ressaltou o presidente Laranjeira.  

 

Processo de criação  

O primeiro passo da consultoria contratada para a escolha de naming (novo nome) e branding (nova marca) foi a elaboração de uma pesquisa junto aos empregados da companhia para entender a percepção sobre a marca atual e os fatores considerados mais relevantes. Os colaboradores também puderam sugerir um novo nome para a empresa. Em seguida, as sugestões foram analisadas junto com os nomes propostos pela consultoria.  

Com o nome eleito pela Diretoria Executiva da companhia, a empresa contratada passou para a etapa de criação do logotipo e identidade visual. A diretoria selecionou, então, três opções de logomarca para votação junto aos empregados da companhia. A opção mais votada foi também a escolhida pela diretoria.  

Na construção da marca, o símbolo sintetiza quatro elementos de fácil entendimento em qualquer país: o mundo, através do halo redondo que envolve a marca; o navio, que liga o porto ao mundo; os contêineres, que representam o comércio exterior; e o movimento do navio, gerando uma onda que remete ao famoso atrativo turístico 'Pão de Açúcar', o que reforça a localização dos portos no Rio de Janeiro.   

Segundo o diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, "a nova logomarca traduz não somente o tipo de negócio, mas também um conceito institucional de mudança, de foco nos serviços, de envolvimento com o mercado cada vez mais globalizado, e o acréscimo da cor verde aos tons de azul herdados da marca anterior, denotam um avanço, uma adequação, a preocupação com a sustentabilidade, principalmente com relação ao mar, intimamente ligado ao negócio da companhia".   

Já a tipografia escolhida, com uma fonte moderna, traz a robustez da Autoridade Portuária, respaldada pelo sucesso da gestão administrativo-financeira e pelos resultados positivos que impulsionam o crescimento e a "nova cara" da empresa, colocando a 'Portos Rio' como um dos principais players do setor no Brasil e na América Latina. Fechando o ciclo de atualizações, a nova marca incorporou a chancela legal – Autoridade Portuária – como um tagline, a ser utilizado em toda e qualquer aplicação da marca.   

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
Indústria Naval
Norsul é a primeira empresa da América Latina a adotar p...
10/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
Resultado
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no...
07/11/25
Bahia
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamen...
06/11/25
Resultado
Log-In Logística Integrada cresce 12,3% e registra recei...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Visita
PortosRio conhece iniciativa norueguesa voltada à pesqui...
05/11/25
Investimentos
Setor de navegação investiu mais de R$ 70 milhões em açõ...
04/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Inteligência Artificial, CCUS e descomissionamento sinal...
30/10/25
OTC Brasil 2025
ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro
30/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.