<P>A Codesp definiu os berços do Porto de Santos que poderão ser ocupados por transatlânticos durante esta temporada de cruzeiros, que começará no próximo dia 20. A estatal agora se preocupa em ordenar como os ônibus e os carros com turistas vão conseguir chegar ao Terminal de Passageiros Gi...
A TribunaA Codesp definiu os berços do Porto de Santos que poderão ser ocupados por transatlânticos durante esta temporada de cruzeiros, que começará no próximo dia 20. A estatal agora se preocupa em ordenar como os ônibus e os carros com turistas vão conseguir chegar ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini.
A Docas terá de elaborar um esquema de trânsito especial pois as avenidas próximas ao terminal, instalado nos Armazéns 25 e Frigorífico, estarão parcialmente bloqueadas pelas obras da Avenida Perimetral da Margem Direita.
Os debates vão começar nesta terça-feira, após a apresentação do novo programa de atracações dos transatlânticos, que acontecerána reunião do Comitê de Logística do porto.
Segundo resolução da Codesp, os navios de cruzeiros poderão permanecer nos berços em frente aos armazéns 13/14, 15, 16/17, 22, 23, 26, 27, 30, 31 e 32. As embarcações também utilizarão o trecho de cais dos armazéns Frigorífico e 25, onde fica o terminal, administrado pela Concais. Nessa área, os transatlânticos já tem prioridade de atracação, prevista no contrato de arrendamento da instalação.
A regra vai entrar em vigor no próximo dia 20, data em que o MSC Musica navio que abrirá a nova temporada chegará a Santos. O esquema valerá até 21 de abril do próximo ano, quando o MSC Opera encerrará a estação. Neste período, cerca de 631 mil pessoas devem passar pelo cais durante 234 escalas de 16 transatlânticos.
A preferência para atracação de transatlânticos nesses pontos utilizados por cargueiros no restante do ano leva em conta a Resolução 176, da extinta Portobras, de 1979, que permanece em vigor. A norma determina que o embarque e o desembarque de pessoas são prioritários às movimentações de carga.
Com base no número de navios que farão escala em um mesmo dia no porto, a Codesp apontará os berços a serem ocupados, dando preferência aos que estiverem vagos, sem previsão de atracação das embarcações que transportam mercadorias. Só seis navios poderão parar no complexo em um mesmo dia.
ACESSOS VIÁRIOS
Segundo o superintendente de Fiscalização e Operações da Autoridade Portuária, Osvaldo Barbosa, até o início da temporada, no dia 20, as autoridades terão de definir como será feita a chegada de ônibus e veículos de turistas ao porto. Participarão das discussões representantes da Prefeitura de Santos (inclusive da Companhia de Engenharia de Tráfego) e da operadora portuária Concais.
Entre as opções consideradasestá a criação de um circuito urbano para a chegada ao terminal, usando as avenidas Senador Dantas e a Siqueira Campos (Canal 4). O objetivo é evitar o conflito entre caminhões e veículos com passageiros durante a temporada.
Fale Conosco
22