Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
A Petrobras iniciará, na próxima semana, a doação de 250 computadores para nove escolas municipais e estaduais de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Os equipamentos serão destinados à renovação e à criação de centros de informática dessas instituições de ensino que estão localizadas nas proximidades da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e da UTE Termorio. A entrega foi marcada por uma reunião virtual realizada, nesta sexta-feira (15/1), com a participação do diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, Roberto Furian Ardenghy, do diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolas Simone, da gerente executiva de Responsabilidade Social, Olinta Cardoso, do gerente de Relacionamento Comunitário e Riscos Sociais, Edelcio de Freitas, do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, e diretores das escolas contempladas.
Esta é a primeira de uma série de ações planejadas para 2021 que irão contribuir para a inclusão digital em comunidades próximas às unidades operacionais da companhia. Nesta primeira fase, o projeto vai impactar mais de cinco mil alunos, entre 4 e 18 anos. São computadores que não são mais usados pela companhia mas passaram por manutenção e estão em condições de uso. “A iniciativa visa ampliar o acesso de crianças e adolescentes de escolas públicas às novas tecnologias, contribuindo para a redução da desigualdade na educação”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.
Além da doação dos computadores, Olinta destaca que a companhia investirá em um projeto de empoderamento digital, com ações de educação para adolescentes do Ensino Médio e apoio aos educadores do Ensino Fundamental no desenvolvimento de técnicas pedagógicas que usem tecnologia no processo de aprendizagem. “Pretendemos contribuir também para a inclusão produtiva no mercado de trabalho de jovens moradores vizinhos das nossas operações.”
Compromisso com o desenvolvimento local
A Petrobras tem realizado um amplo diagnóstico socioambiental das comunidades localizadas nas áreas de abrangência de suas operações. A partir dessas informações e do diálogo em espaços como os Comitês Comunitários formados por lideranças locais, a companhia mapeia as principais necessidades e elabora Planos de Relacionamento Comunitário. Foi a partir do conhecimento das demandas locais que identificamos a necessidade das escolas por iniciativas de inclusão digital tanto para crianças e jovens quanto para os professores destas localidades.
“Estamos conectados com as comunidades onde atuamos e, junto com elas, buscamos soluções sociais que contribuam com o desenvolvimento local. Enquanto a Petrobras vem acelerando a sua transformação digital, a empresa também está expandindo esse processo para as comunidades onde atua a partir das demandas mapeadas pelas nossas equipes de relacionamento comunitário”, completa Olinta Cardoso.
Fale Conosco