Rio de Janeiro

Diretores da Docas do Rio visitam instalações do Programa de Submarinos

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/08/2021 17:25
Diretores da Docas do Rio visitam instalações do Programa de Submarinos Imagem: Divulgação Visualizações: 1150 (0) (0) (0) (0)

DivulgaçãoA Diretoria da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) visitou as instalações do Programa de Submarinos (PROSUB), no Complexo Naval de Itaguaí, na última quinta-feira (29). O objetivo foi conhecer a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), o Estaleiro de Construção (ESC), a área do futuro Complexo de Manutenção Especializada e o Departamento de Treinadores e Simuladores da Base Naval de Submarinos de Itaguaí.

No ESC, avança a construção simultânea de quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica (S-BR), em diferentes estágios de prontificação. Já na área do futuro Complexo de Manutenção Especializada, onde se localiza o "shiplift", serão realizadas as atividades de manutenção das plataformas, assim como de transporte e carregamento de combustível nuclear do submarino convencional com propulsão nuclear (SN-BR) "Álvaro Alberto".

A comitiva da Autoridade Portuária foi composta pelo diretor-presidente, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira; pelo diretor de Gestão Portuária, Mário Povia; pelo diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva; pelo diretor administrativo-financeiro, Indalecio Alvarez; e pelo superintendente Jurídico, Marcelo d'Avila. Eles foram recepcionados pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), Vice-Almirante (RM1-EN) Neves, pelo Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos, Contra-Almirante (EN) Koga, pelo Contra-Almirante Marins e pelo Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura Industrial Naval de Itaguaí, Contra-Almirante Martins, além de Assessores da COGESN. No Departamento de Treinadores e Simuladores, a comitiva foi recebida pelo Comandante, o Capitão de Mar e Guerra De Luca.

Institucional

O PROSUB é um programa estratégico para o Estado brasileiro, que não apenas tem fortalecido a Base Industrial de Defesa com tecnologias de ponta, como também vem ampliando a nacionalização dos produtos e sistemas adquiridos para aplicação em todas as suas fases. Além de ampliar o perímetro de proteção das águas da Amazônia Azul, esse empreendimento gera empregos e permite capacitar e qualificar mão de obra fortemente especializada, contribuindo para elevar o potencial de desenvolvimento científico e tecnológico do País.

O cronograma do Projeto prevê a entrega do Submarino Riachuelo ao Setor operativo em 2022, o lançamento ao mar do "Tonelero" também em 2022, do "Angostura" em 2023 e do "Álvaro Alberto" (SN-BR), o primeiro submarino convencional com propulsão nuclear do Brasil, em 2033. Este último contribuirá para ampliar a capacidade de patrulhamento ao longo da Amazônia Azul. A extensão marítima demanda a presença de uma Marinha com capacidade para o combate, constituindo-se o SN-BR em um meio de elevada proatividade para a defesa eficaz desse espaço vital.

Revista TN Petróleo

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Porto do Rio completa 115 anos com melhorias na infraest...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Brandend Content
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
17/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
Resultados
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
08/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
27/06/25
Leilão
PPSA espera uma arrecadação potencial de R$25 bilhões n...
25/06/25
Transpetro
Transpetro reforça investimentos em frota, eficiência e ...
25/06/25
Leilão
PPSA divulga Limite Mínimo de Preço para o 5º Leilão de ...
24/06/25
Comemoração
Porto de Niterói celebra 100 anos de história e destaque...
24/06/25
PPSA
Com 6,36 milhões de m³ por dia em abril, produção de gás...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
PPSA
10 empresas são habilitadas para disputar 74,5 milhões d...
18/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.